Topo

Grêmio sublinha dificuldades e não está otimista sobre Cristian Rodríguez

Cristian Rodríguez não tem retorno previsto e negociação para renovação é dura - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Cristian Rodríguez não tem retorno previsto e negociação para renovação é dura Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2015 11h08

Ficar com Cristian Rodríguez após o fim do primeiro contrato não será fácil. O Grêmio não cansa de repetir os problemas que se apresentam numa nova negociação com o uruguaio que atuou por apenas 60 minutos com a camisa tricolor. Enquanto isso, o jogador segue lesionado e sem previsão de retorno. 

Rodríguez teve primeiro contrato assinado até o fim de junho. Não há, no entanto, uma garantia que ele permaneça depois disso. Tem mais dois anos de vínculo com o Atlético de Madrid, da Espanha, e é sondado por vários clubes. Inclusive, equipes européias já buscaram informações sobre o jogador, que se vê perto de voltar ao Velho Continente. 
 
O que pode fazê-lo permanecer, contudo, é o sentimento de dívida com o Grêmio. Com poucos minutos em campo, lesionado e ainda com uma suspensão de quatro jogos de âmbito nacional por conta de uma expulsão em sua última partida pelo Parma, da Itália, o jogador jogará menos de 10 compromissos no Brasil. Sentindo-se em débito, pode tentar conseguir a renovação. Mas não há nenhuma certeza. 
 
"É impossível pensar numa prorrogação de contrato, hoje. É um jogador de qualidade, seleção, muito concorrido. Muitos clubes querem ele. Veio numa situação até cultural, tinha outras propostas, preferiu se aproximar de seu país, e para uma cultura parecida. Temos o fato dele não estar jogando. Conversamos e senti nele uma angústia. Está extremamente desejoso de jogar. É um atleta muito afável e comprometido, responsável e ciente. Quero dizer que a perspectiva é que ele fique. Mas não podemos afirmar, pelo ano inteiro", disse o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior. 
 
E para voltar ao time e fazer o máximo de partidas até o fim do primeiro vínculo, Rodríguez precisa se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita. Entretanto, o departamento médico gremista não está otimista sobre o regresso e não garante sequer presença na reserva no jogo do próximo domingo diante do Juventude pela semifinal do Gauchão. 
 
Além disso, no início de junho ele se apresenta à seleção uruguaia para Copa América. No dia 6 joga amistoso contra Guatemala. No dia 13 estreia na competição disputada no Chile diante da Jamaica. 
 
Enquanto isso, Luan está atuando no posto guardado para Cristian. Os jogadores do Grêmio retomam atividades nesta sexta. O duelo com o Ju está marcado para domingo às 16h (horário de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi.