Topo

Com dupla no DM, Atlético-MG vê rendimento cair 25% em 2015

Rocha e Léo ainda não treinaram com o grupo, mas já estão em fase final de recuperação - Bruno Cantini/Atlético-MG
Rocha e Léo ainda não treinaram com o grupo, mas já estão em fase final de recuperação Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

28/04/2015 18h58

Um é capitão absoluto do time. O outro é apontado como melhor lateral direito do Brasil. E ambos são dois dos pilares no atual esquema de Levir Culpi. Atualmente em recuperação, Leonardo Silva e Marcos Rocha treinam a passos largos para voltarem ao time pelo menos na Copa Libertadores, na semana que vem. Por enquanto, Edcarlos e Patric seguem ocupando o posto no time principal, mas, juntamente com o restante dos jogadores, não conseguem manter o mesmo nível de rendimento atleticano em campo.

Até o momento, Leonardo Silva e Rocha participaram de sete compromissos oficiais em 2015. Por coincidência, em todas as partidas que um jogou, o outro também esteve em campo. Ao todo, foram cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, alcançando um rendimento de 76,19%. Dos outros 13 jogos do clube sem os jogadores, a equipe de Levir viu seu aproveitamento cair para 51,28% (seis vitórias, dois empates e cinco derrotas).

O atual cenário de Leonardo Silva é um pouco mais favorável que o do companheiro. Léo teve uma lesão muscular na coxa direita e já iniciou o trabalho de transição para a parte física. Na última segunda-feira, Léo foi curiosamente absolvido nos tribunais por conta da expulsão diante do Cruzeiro. No julgamento, a prova do vídeo que mostra o lance do jogador com Leandro Damião, que gerou o cartão vermelho, não foi levado, o que poderia prejudicar e punir o zagueiro com outras partidas de gancho. Apenas com a súmula da partida em mãos, os procuradores absolveram o jogador. Desta forma, o capitão tem chances reais de enfrentar a Caldense neste domingo, mas ainda será avaliado nos próximos dias.

Também no clássico de ida das semifinais do Mineiro, Marcos Rocha teve uma lesão no tornozelo direito e já está em recuperação. Na última segunda, o jogador utilizou as redes sociais para registrar uma imagem com as chuteiras, dando a entender que já iniciou as corridas em campo. Apesar de ter menos chances de enfrentar a Caldense no final de semana, a tendência é de que tanto Rocha quanto Léo sejam mais preparados para a partida diante do Internacional, pela Libertadores.

“O Léo evoluiu bastante, esta superando as etapas sem dificuldades. Está previsto um trabalho físico, se ocorrer bem deverá fazer um coletivo na sexta e se o Levir entender desse forma, poderá relacioná-lo no final de semana. O Rocha se recupera um pouco mais lento, vai depender de como irá responder à atividade durante a semana, embora ainda não esteja totalmente descartado para o jogo de domingo”, comentou Rodrigo Lasmar, médico do Atlético-MG, em entrevista à Rádio Itatiaia.