Topo

O erro que fez o mundo pensar que C. Ronaldo doou dinheiro para o Nepal

Daniel Ochoa de Olza/AP
Imagem: Daniel Ochoa de Olza/AP

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 11h17

A notícia da doação de Cristiano Ronaldo para ajudar o Nepal teve uma reviravolta. Na semana passada, a imprensa noticiava que o craque português iria doar 7 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) para a instituição Save The Children, que repassaria o dinheiro às vítimas do terremoto no país asiático. Porém, nesta quinta-feira (14), a organização negou ter recebido o dinheiro do astro, mas agradeceu por sua contribuição pela causa.

Na verdade, tudo não passou de um grande mal entendido.

No dia 28 de abril, Cristiano Ronaldo acionou seus 102 milhões de seguidores no Facebook para doar dinheiro para a Save The Children, que estava trabalhando no apoio para as vítimas do Nepal. No texto divulgado pelo astro, a entidade conta que o objetivo é arrecadar 10 milhões de dólares.

Só que, alguns dias depois, a revista francesa So Foot relatou que o jogador estava engajado nas redes sociais e que, além de fazer campanha, iria desembolsar os tais 7 milhões de euros para ajudar a organização. A notícia, aos poucos, foi ganhando repercussão em grandes jornais europeus - como o inglês The Independent, o espanhol Marca.

Só que a revista francesa ou interpretou equivocadamente o post de Ronaldo no Facebook ou publicou uma informação sem fundamento.

"Cristiano Ronaldo usou sua voz e sua visibilidade global para angariar fundos para as crianças mais vulneráveis do mundo, incluindo aquelas afetadas pelo terremoto no Nepal. A informação da doação de Cristiano Ronaldo para a resposta de emergência da Save the Children no Nepal é falsa. Queremos agradecer Cristiano Ronaldo, e outras pessoas influentes, por darem publicidade à situação em que se encontram as crianças e famílias no Nepal", disse, a instituição, em um comunicado oficial.

Help the children affected by #NepalQuake by supporting Save the Children’s relief efforts: http://bit.ly/1DDZ19Y

Posted by Cristiano Ronaldo on Terça, 28 de abril de 2015