Topo

Del Nero na Granja: papo de 5 minutos, Fifa ignorada e bandeira invertida

Policiamento na Granja - Pedro Ivo Almeida/UOL - Pedro Ivo Almeida/UOL
Policiamento foi reforçado na Granja Comary para visita de Del Nero
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

05/06/2015 06h00

Marco Polo Del Nero, enfim, visitou os jogadores da seleção brasileira na Granja Comary. Após adiar a ida à Teresópolis (RJ) por três vezes, o presidente da CBF esteve reunido com o time de Dunga na tarde da última quinta-feira. A chamada “visita de cortesia”, no entanto, não durou muito.

Del Nero ficou menos de uma hora no centro de treinamento. Deste tempo total, apenas cinco minutos foram reservados para uma conversa rápida com os jogadores. Na sequência, papeou com Gilmar Rinaldi e Dunga durante 10 minutos antes que os dois se dirigissem ao campo para o treinamento.

Na pauta, nada de comentários sobre os escândalos recentes do futebol internacional e uma breve mensagem de apoio antes da Copa América.

“Visita de cortesia, só isso. Nada demais. Conversou rápido com grupo”, disse o coordenador Gilmar Rinaldi em breve contato com a imprensa que acompanhava o treino técnico da tarde no local.

Questionado sobre uma possível abordagem de Marco Polo aos escândalos recentes, Rinaldi foi taxativo: “Não, nada”, disse, antes de virar de costas e se afastar dos jornalistas.

O coordenador técnico, aliás, é um dos grandes incentivadores do discurso de “foco dentro de campo e na disputa da Copa América” adotado por todos na Granja Comary nesta primeira semana de preparação para o torneio.

Cercado de viaturas policiais e sempre preocupado em driblar a imprensa presente, Marco Polo se viu mais uma vez diante de um cenário confuso. E até mesmo o símbolo nacional hasteado no centro de treinamento parecia compor o ambiente tumultuado: ao lado do escudo da Fifa, a bandeira do Brasil estava de cabeça para baixo no mastro.

Enquanto os funcionários da Granja trabalham para corrigir o erro fora de campo, Dunga trabalha dentro das quatro linhas. E já sem o ambiente tumultuado da visita de Del Nero. Mas ainda em situação difícil.

Com grupo reduzido, o treinador ainda não conseguiu comandar um treinamento tático coletivo. A seleção brasileira volta ao gramado de Teresópolis na tarde desta sexta para o último treino na região serrana.

No sábado, a equipe viaja para São Paulo e treina no estádio do Palmeiras, onde encara o México no domingo. Na quarta-feira, o amistoso é contra Honduras, no Beira-Rio. A estreia na Copa América será no dia 14, contra o Peru, em Temuco (Chile).