Topo

Festa pelo Barcelona? No Rio, clima é de tristeza por rebaixamento

O Barça carioca perdeu por 1 a 0 para o Barra da Tijuca com gol do presidente do clube e caiu para a Série C - Facebook do Barcelona Esporte Clube
O Barça carioca perdeu por 1 a 0 para o Barra da Tijuca com gol do presidente do clube e caiu para a Série C Imagem: Facebook do Barcelona Esporte Clube

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2015 17h04

Enquanto Messi, Neymar, Suárez e companhia envergavam a “orelhuda” taça da Liga dos Campeões, o clima era de profunda tristeza no Rio de Janeiro. Bem longe do glamour do primo rico espanhol, o Barcelona Esporte Clube, equipe criada em 1999 em homenagem ao time catalão, perdeu para o Barra da Tijuca por 1 a 0 e foi rebaixado para a Série C do campeonato estadual.

Longe dos holofotes, a melancolia foi ainda maior pelo fato do “Barça carioca” ter sofrido um gol de pênalti de Adilsinho, que além de ser atacante do clube adversário, é também presidente.  O jogo aconteceu às 10h deste sábado, debaixo de um sol escaldante no Estádio de Moça Bonita, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Fundado antes mesmo de Ronaldinho Gaúcho chegar ao Camp Nou (ESP), o Barcelona Esporte Clube, que tem sede no bairro da Taquara, nunca conseguiu chegar à Série A do Campeonato Carioca. Pelo contrário, suas campanhas costumam ser desanimadoras e a transição entre Série B e Série C é uma constante.

O Barça carioca leva em seus uniformes as mesmas cores de seu xará famoso, e o distintivo é bem parecido, com diferenças em pequenos detalhes, como uma bandeira do Brasil e a palavra “Rio”. O mascote é um charmoso cachorrinho. No atual elenco, chamam a atenção os atacantes Dejavan, inspirado no cantor de MPB com uma mínima diferença na grafia, e Romarinho.

Seu maior orgulho é a passagem do zagueiro Thiago Silva, da Seleção Brasileira e do PSG (FRA), como jogador nas divisões de base.

Quem quiser obter maiores informações sobre o clube, porém, encontra certa dificuldade e se depara com a dura realidade. Um dos sites que informava o dia a dia do time está desativado e, quem tenta acessá-lo no endereço www.barcelonarj.no.comunidades.net , visualiza apenas uma foto do famoso defensor, ainda nos tempos de Fluminense, e uma mensagem bem objetiva:

“Este site está sendo desativado por falta de pagamento e desinteresse da diretoria em continuar informando seus simpatizantes dos trabalhos realizados no clube”.

De volta à Terceira Divisão, seu futuro é incerto para 2016.