Topo

Por apoio, Del Nero promete dar a clubes escolha da fórmula do Brasileiro

Sistema que premiou Cruzeiro nos dois últimos pode ser modificado sem a CBF - Douglas Magno / AFP
Sistema que premiou Cruzeiro nos dois últimos pode ser modificado sem a CBF Imagem: Douglas Magno / AFP

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/06/2015 18h55

Para conseguir apoio e viabilizar sua permanência no comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo del Nero ofereceu mais poder aos clubes da Séria A. A partir da próxima quinta, o cartola deve tirar da entidade a prerrogativa da escolha da fórmula do Campeonato Brasileiro. Na prática, isso significa que os próprios times decidirão se o torneio será jogado no formato mata-mata ou pontos corridos.

““Pedimos algumas coisas, entre elas a ampliação do poder do conselho técnico. Acabar com poder de veto da CBF. Marco Polo ficou de fazer na próxima quinta-feira”, disse Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo, na saída da sede da CBF. 

O fortalecimento do congresso técnico do Brasileirão foi um dos pedidos dos clubes que, em troca, saíram da reunião defendendo a permanência de Marco Polo del Nero na presidência da CBF. Em linhas gerais, os cartolas dos clubes defenderam que o dirigente não tem motivo para sair da entidade por não ter sido citado no escândalo de corrupção que colocou José Maria Marin na cadeia.

“Ele está absolutamente tranquilo. Uma pessoa só pode ser condenada depois de julgada. Ninguém deve tomar decisões precipitadas”, disse Eurico Miranda, presidente do Vasco. “Ele não precisa se explicar. Ele não está sendo denunciado em nada”, disse Rogério Bacellar, presidente do Coritiba.

Del Nero também prometeu ouvir os clubes na reforma do estatuto que pretende promover na próxima quinta, com os presidentes de federação. Ele explicou, porém, que a decisão final, por estatuto, só poderá ser tomada pelos cartolas regionais e que os times seguirão sem direito a voto.