Topo

Platini diz que ainda não pensa em assumir a Fifa e se cala sobre Blatter

Do UOL, em São Paulo

10/06/2015 11h20

O presidente da Uefa, Michel Platini, declarou nesta quarta-feira que não fez planos para uma possível candidatura à Fifa. O dirigente francês é cotado a concorrer ao pleito, ainda sem data marcada, e destacou que “avisará a todos” caso tenha intenção de suceder Joseph Blatter.

“Eu não vou tomar nenhuma atitude política. Eu sei até onde vocês querem chegar”, disse Platini ao abrir a conferência com a imprensa. “Quando eu souber de algo, eu falarei a vocês”, acrescentou.

Platini se incomodou com o fato de ser bombardeado por perguntas relacionadas ao escândalo que resultou na prisão de sete dirigentes da Fifa em hotel na Suíça, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

O evento desta quarta-feira era para discutir a organização da Eurocopa de 2016, que acontecerá na França.

“Nós estamos aqui para falar da Euro 2016”, disse. “Eu não vou falar nada sobre Blatter”.

Eleição pode acontecer em dezembro

A Fifa vai realizar uma reunião extraordinária de seu comitê executivo em julho para discutir as datas da eleição para escolher o substituto do presidente Joseph Blatter, que renunciou na semana passada, disse nesta quarta-feira a entidade.

A Fifa afirmou em comunicado que há "várias opções de datas" e não confirmou informações divulgadas pela BBC de que a eleição seria no dia 16 de dezembro.

"(Em sessão) extraordinária o Comitê Executivo vai se reunir em julho, a data precisa será confirmada esta semana", disse um porta-voz em comunicado à Reuters.

Os nomes dos candidatos à sucessão de Blatter ainda não foram oficializados. Derrotado nas urnas, o candidato da Uefa, o príncipe Ali Bin Al Hussein tentará novamente se eleger, afirmou a federação da Jordânia. O ex-jogador Diego Armando Maradona manifestou intenção de ser o vice de Al Hussein.

O português Luis Figo também pode aparecer na lista de candidatos. Ele chegou a figurar entre os concorrentes na eleição vencida por Blatter, em maio.

Mas Figo renunciou à candidatura uma semana antes do pleito, alegando discordância com o sistema de votação. Michel Platini, atual presidente da Uefa, é cotado.

Presidente da federação Espanhola e membro da Comissão de Arbitragem da Fifa, Ángel Maria Villar estuda participar das próximas eleições da entidade.