Topo

Portugal vence Itália e complica rival nas eliminatórias para Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

16/06/2015 17h22

Mesmo sem contar com Cristiano Ronaldo, Portugal conseguiu vencer o amistoso com a Itália, nesta terça-feira (16), em Genebra, na Suíça, por 1 a 0.  A vitória veio graças a uma jogada impressionante de Eliseu, que resultou no gol de Éder, no segundo tempo.

Com o resultado, a equipe lusitana coloca fim, também, a um incômodo tabu de 39 anos sem conseguir vencer a rival. A última vitória havia sido em dezembro de 1976, por 2 a 1.

Apesar de ser um amistoso, a partida valia muito para a Itália. Isso porque a equipe de Antonio Conte é apenas a 13ª colocada no ranking da Fifa e, se vencesse, subiria posições suficientes para conseguir ser cabeça de chave nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 - os líderes dos noves grupos são definidos com base no ranking de julho da entidade.

Uma vitória contra a Croácia, pelas Eliminatórias da Eurocopa, na última sexta-feira, seria suficiente para que a Itália conseguisse se garantir entre as nove seleções europeias melhores colocadas. A partida, no entanto, terminou em 1 a 1 e, para piorar, Buffon acabou saindo de campo machucado depois de um choque com Mandzukic. O goleiro italiano precisou receber 10 pontos no joelho.

Já garantida como cabeça de chave nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, Portugal se deu ao luxo de dispensar sua principal estrela, Cristiano Ronaldo, do amistoso. O atacante do Real Madrid esteve presente na vitória por 3 a 2, fora de casa, sobre a Armênia, no último sábado.

Fases do jogo

O primeiro tempo do amistoso se dividiu entre momentos de perigo e outros de extrema sonolência. Tanto Portugal quanto a Itália tiveram duas grandes chances de abrir o placar, mas nenhuma das duas teve êxito.

O primeiro lance de perigo veio dos pés italianos. Aos 19, o zagueiro José Fonte afastou mal a bola e ela caiu nos pés de Bertolacci, que soltou a bomba e assustou Beto. Oito minutos mais tarde, El Shaarawy fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e bateu colocado. A bola passou rente à trave do goleiro português.

Depois dos dois sustos, Portugal teve suas chances, ambas contando com bobeiras defensivas da Itália. Na primeira, aos 31, Bonucci recuou para Sirigu, que se complicou na disputa com Éder. A bola sobrou para Varela, que chutou para o gol vazio, mas a defesa da Itália conseguiu evitar o gol.

Cinco minutos mais tarde, mais uma vez a Itália saiu jogando errado e a bola sobrou nos pés de João Moutinho. De frente para o gol, o meia chutou forte e rasteiro, mas Sirigu conseguiu defender em dois tempos.

Precisando vencer, a Itália começou o segundo tempo de maneira ofensiva, e quase abriu o placar aos quatro minutos. Pirlo cobrou falta da direita e Bonucci cabeceou na trave de Beto. No rebote, Darmian chutou, mas a bola bateu na defesa portuguesa e foi para fora.

Mas quem chegou ao gol, no entanto, foi Portugal. Aos oito minutos, Eliseu fez uma grande jogada passando por dois marcadores e tocou para Quaresma, na esquerda. O jogador do Porto cruzou de três dedos e Éder apareceu para empurrar para o fundo das redes.

Depois do gol, Portugal tirou o pé e o amistoso caiu de ritmo. Com muitas alterações, principalmente por lesões, a Itália só conseguiu assustar nos minutos finais, primeiro com Gabbiadini e Vázquez, que obrigaram Beto a fazer duas grandes defesas. Dessa maneira, acabou sendo derrotada e se complicando nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Melhor: Ricardo Quaresma. O experiente atacante do Porto mostrou que ainda tem futebol para jogar na seleção portuguesa. A boa atuação ofensiva foi compensada com uma assistência para o gol de Éder, depois de um incrível cruzamento de três dedos, sua especialidade.

Pior: Bonucci. Mesmo quase marcando um gol no início do segundo tempo, o zagueiro se mostrou desatento na partida. Em uma jogada no primeiro tempo, recuou muito mal para Sirigu, que quase resultou no gol de Portugal.

Outros destaques

Fim da invencibilidade: O retrospecto irrepreensível da Itália em Genebra chegou ao final. Até a partida desta terça-feira, a seleção havia feito 10 jogos, com sete vitórias e três empates. 

Confusão: Depois que o árbitro apitou o final da partida, torcedores de Itália e Portugal invadiram o campo para tentarem se aproximar dos jogadores. Os seguranças conseguiram conduzir os atletas até os vestiários, mas tiveram dificuldades com o público.