Brasil encara 'freguês' Colômbia por vaga encaminhada e recorde de Dunga
Após uma vitória apertada na estreia da Copa América, contra o Peru, a seleção brasileira volta a campo nesta quarta-feira para encarar a Colômbia, às 21h, no estádio Monumental, em Santiago (Chile). Diante de um adversário pressionado, o time de Dunga tenta encaminhar sua vaga segunda fase da competição e ajudar o técnico a igualar um recorde histórico de vitórias no comando da equipe.
Invicto há 11 jogos e sem nem saber o que é empatar desde que reassumiu o cargo, Dunga pode igualar a marca de Aymoré Moreira, que venceu 12 partidas seguidas entre 1961 e 1962 e detém a maior marca em uma "arrancada" no comando da seleção.
E se depender do histórico do Brasil contra os colombianos, o atual técnico pode ficar tranquilo. Em 27 jogos na história, são 17 vitórias, oito empates e somente duas derrotas – a última em 1991, em uma Copa América também disputada no Chile.
Para manter o bom desempenho em campo, Dunga aposta, claro, em Neymar e na base que venceu o Peru na primeira rodada. Mesmo com Philippe Coutinho liberado, o treinador deverá repetir a formação da estreia. O objetivo agora é não depender exclusivamente do atacante do Barcelona.
“Ele chama a responsabilidade. Acho que a diferença está aí. Quando está em campo, acaba chamando a responsabilidade pelo jogador que é. Mas temos outros que podem fazer a diferença a qualquer momento e precisamos usar isso. Mas sabemos que o Neymar carrega o piano, agora os outros têm que aprender a tocar”, analisou o goleiro Jefferson.
Pelo lado da Colômbia, além de ajeitar a defesa para segurar Neymar, o time precisa acertar o seu badalado ataque. Pressionado após a derrota na estreia para a Venezuela, a equipe do técnico José Pekerman terá que pontuar se não quiser se despedir de maneira antecipada e decepcionante da competição.
“Precisamos ser impecáveis no coletivo, e é melhor que Neymar não pegue na bola. Temos que ser inteligentes e jogar com nossas possibilidades ofensivas, além de estar bem organizados, cuidando para que ele não tenha espaço em campo. Uma vez acionado, é difícil pará-lo”, comentou Pekerman.
Se por um lado comentou o sistema defensivo, por outro o treinador não quis revelar se fará mudanças na frente para o duelo. E apesar de tanta especulação, a tendência é que repita a base da primeira partida.
BRASIL x COLÔMBIA
Data e horário: 17/06/2015 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Román (Chile)
Transmissão na TV: Globo e Sportv
Brasil
Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Fred (Philippe Coutinho) e Willian; Neymar e Diego Tardelli
Técnico: Dunga
Colômbia
David Ospina; Zúñiga, Cristian Zapata, Jeison Murillo e Darwin Andrade; Valencia, Carlos Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Carlos Bacca e Falcão García
Técnico: José Pekerman
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.