Topo

Nem Neymar salva: ataque do Brasil vale menos que o da Colômbia

James Rodríguez (c), Carlos Bacca (d) e Cuadrado (atrás) superam valor de brasileiros - AFP Photo/Adrian Dennis
James Rodríguez (c), Carlos Bacca (d) e Cuadrado (atrás) superam valor de brasileiros Imagem: AFP Photo/Adrian Dennis

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Santiago (Chile)

17/06/2015 06h00

Brasil e Colômbia se enfrentam nesta quarta-feira pela 28ª vez na história. Em décadas de confronto, a supremacia brasileira é clara e refletida em números: são 17 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas – a última em 1991, na Copa América também disputada no Chile. Um deles, no entanto, não favorece o time de Neymar nos dias de hoje: pela primeira vez na história, os colombianos têm um ataque mais valioso.

No “duelo” que nem mesmo o craque do Barcelona consegue reverter, a linha de frente brasileira do jogo desta quarta tem cifras menores que o quarteto formado por Cuadrado, James Rodríguez, Carlos Bacca e Falcão García. Juntos, os colombianos valem 157 milhões de euros (R$ 544,7 milhões) contra 127 milhões de euros (R$ 440,7 milhões) de Neymar, Diego Tardelli, Willian e Fred.

Se por um lado a “Neymardependência” é vista até fora de campo, com o jogador de 80 milhões de euros representando quase dois terços do valor dos brasileiros, do outro a grana é distribuída.

Mesmo com James Rodríguez em evidência e na ponta da lista (60 milhões de euros), Falcão García (45 milhões), Cuadrado (32 milhões) e Bacca (20 milhões) não destoam tanto. No Brasil, Willian (30 milhões de euros), Fred (12 milhões) e Diego Tardelli (5 milhões) deixam a lista mais modesta.

Mesmo com um valor de mercado menor, os brasileiros se saíram melhor na primeira rodada da Copa América, na vitória por 2 a 1 sobre o Peru. Nesta quarta-feira, os colombianos precisam reverter a situação ou podem amargar uma eliminação precoce apesar de todos os milhões.

Por conta da pressão, o técnico José Pekerman não descarta mudanças no time para resolver os problemas do ataque de mais de meio bilhão de reais.

Já Dunga não deverá fazer mudanças. A única alteração no decorrer do jogo, e também para os próximos jogos seria a entrada de Philippe Coutinho (22 milhões de euros) na vaga de Fred, situação que ainda deixaria os brasileiros atrás do quarteto colombiano.

Após o jogo desta quarta, o Brasil encara a Venezuela no próximo domingo, no encerramento da fase de classificação. Já os milionários colombianos enfrentam o Peru na sequência do grupo C.