Ex-alvo do São Paulo treina jogadores por videogame e tem ajuda de drones
Jorge Sampaoli é um técnico pouco convencional em seus métodos. Alvo do São Paulo para substituir Muricy Ramalho há algumas semanas, o argentino que comanda a seleção do Chile usa a tecnologia de maneira diferente e assume a obsessão pela privacidade em seus treinos. Videogame, drones e campos isolados fazem parte do seu repertório.
O recurso mais inusitado é o uso do videogame. Sampaoli encomendou um software que simula todas as equipes da atual Copa América em um jogo de PlayStation. Ele, então, estabelece um cronograma para enfrentar seus jogadores em partidas online, segundo informações do jornal La Nación.
Sampaoli usa um fone de ouvido com microfone para conversar com seus atletas durante as partidas. Quem comanda o controle é Felipe Flores, seu auxiliar. O técnico simula situações de jogo, explica como deve ser a movimentação e dá exemplos tentando mostrar o que espera na vida real.
O argentino também começou a testar os drones. No início deste ano, durante passagem pela Áustria com a seleção, ele usou tal recurso para gravar imagens aéreas de seus treinos, mostrando em seguida aos jogadores. No comando do drone estava o mesmo auxiliar do videogame, Felipe Flores, ainda de acordo com o La Nación.
Outra característica marcante de Sampaoli é o desejo de manter seus treinamentos em segredo. Na preparação para a Copa América, por exemplo, ele chegou a bloquear as ruas durante os treinos em Roncagua, exigindo cadastramento até dos moradores locais. O argentino tentou repetir a estratégia em Santiago, onde fica o CT da seleção chilena, mas a população local não aceitou. A iniciativa durou apenas 24 horas.
"Estou o tempo todo pensando em quem vai tentar me observar. Não quero dar informações ao rival. Para alguns técnicos isso não faz diferença, mas para mim faz. Um detalhe ou uma jogada ensaiada podem determinar a vitória. Isso virou uma obsessão para mim", admitiu ele ao diário La Tercera.
Foi na preparação para a Copa América, inclusive, que um drone incomodou Sampaoli ao sobrevoar o campo. Ele parou o treino e pediu que a polícia isolasse a área. Depois, descobriu que o drone pertencia a uma emissora local. Mas para ele não interessa: nada pode sair de seu planejamento em busca do inédito título continental para o Chile, que volta a campo às 20h30 (de Brasília) desta sexta para enfrentar a Bolívia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.