Topo

Reforço do Palmeiras "virou" paraguaio para jogar Copa e já superou CR7

Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 06h00

Lucas Barrios assina pelo Palmeiras assim que retornar da Copa América, onde defende o Paraguai. Mas a nacionalidade do atacante não revela o local onde ele nasceu ou jogou futebol. Curiosamente, ele jamais defendeu sequer um time paraguaio. É nascido na Argentina, e a dupla nacionalidade aconteceu para que ele disputasse a Copa do Mundo de 2010. Na carreira de artilheiro, já superou Cristiano Ronaldo como maior goleador do mundo em 2008.

Os primeiros chutes de Barrios, as primeiras oportunidades vieram por força de outro nome conhecido. O atual técnico da seleção peruana, ex-comandante do Palmeiras, Ricardo Gareca foi quem mudou a posição do atacante do flanco para o centro da área e ofereceu-lhe um lugar no Argentino Juniors principal, em 2003.

Ficou pouco tempo por lá. Em 2004 já estava no Tigres, em 2005 foi para o Chile defender o Deportes Temuco, em 2006 no Tiro Federal, novamente na Argentina, e um regresso rápido ao Chile ainda no mesmo ano para o Cobreloa. E em 2007 no Atlas do México. Sem brilho até então.

E na temporada 2008 foi quando Lucas Barrios se tornou um atacante conhecido além dos clubes ou países por onde jogou. Naquela temporada marcou 37 gols em 38 jogos e foi nomeado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) o maior artilheiro do mundo, superando Cristiano Ronaldo, que marcou 31 em 34 partidas e ficou na quarta posição. Naquele ano o português que defendia o Manchester United foi eleito melhor jogador do mundo pela Fifa.

A temporada levou Barríos ao Borussia Dortmund, da Alemanha. E a carreira oscilou. Passou ainda por Guangzhou Evergrande (China), Spartak Moscou (Rússia) e Montpellier (França) até chegar ao Palmeiras, onde assinará por três temporadas.

Barríos, argentino naturalizado paraguaio, nunca morou ou jogou em seu país. O processo de naturalização aconteceu para que ele reforçasse a seleção paraguaia. Por força da mãe, nascida no Paraguai, ele entrou em contato com a Associação Paraguaia de Futebol (que conhecia seu histórico) e acelerou o processo para que pudesse disputar a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Conseguiu a dupla nacionalidade em 8 de abril de 2010 e mesmo sem nenhum jogo pela seleção foi chamado para Copa. Desde então é presença frequente no time paraguaio.

A chegada de Barrios ao Palmeiras ocorre depois da disputa da Copa América. Nesta quinta-feira, jogador e direção do clube confirmaram o acordo.