Topo

Dunga diz que jeito tranquilo fez Miranda conquistar faixa de capitão

Do UOL, em São Paulo

21/06/2015 20h51

Uma das novidades do Brasil na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela foi a braçadeira de capitão, que desde o começo da era Dunga estava nas mãos de Neymar. Sem o camisa 10, suspenso, o treinador apostou em Miranda e explicou por que fez tal opção.

“Pelo rendimento, comportamento, liderança com o grupo. É um cara tranquilo, todo mundo gosta de como ele se comporta, sempre pronto a orientar o companheiro. É um dos líderes que nós temos”, disse Dunga. 

Miranda é o quarto a vestir a faixa desde a Copa do Mundo. Neymar ocupou o posto de capitão a maior parte do tempo, mas passou a braçadeira para Thiago Silva na única vez em que foi substituído e viu David Luiz ocupar a posição no amistoso contra o México, na preparação para a Copa América. Agora, sem a principal opção, Dunga opta pelo zagueiro como uma espécie de vice-capitão. 

O perfil de liderança é importante na gestão do treinador, ele mesmo um dos capitães mais marcantes da história da seleção. Miranda é um dos homens de confiança de Dunga desde o começo do trabalho, tendo sido titular em todas as partidas, barrando Thiago Silva e David Luiz em diferentes momentos.

Com Neymar suspenso pela Conmebol, a tendência é que o zagueiro guie o Brasil até o fim da Copa América. Depois de terminar a primeira fase com a liderança do Grupo C, a seleção vai enfrentar o Paraguai no próximo sábado, pelas quartas.