Topo

Após anúncio de Eurico, Léo Moura vira vilão nas redes sociais

Nuvem de palavras captadas pela ferramenta Brasileirão na Rede, da FGV/DAPP - FGV/DAPP
Nuvem de palavras captadas pela ferramenta Brasileirão na Rede, da FGV/DAPP Imagem: FGV/DAPP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2015 17h39

Após diversas especulações terem sido levantadas na internet sobre um possível retorno do lateral Léo Moura, ex-Flamengo, para o Brasil, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, anunciou nesta segunda-feira (22) a contratação do atleta para a sequência do Campeonato Brasileiro. Porém, horas depois, o atleta recuou na negociação e não jogará mais pelo clube rival. 

Entretanto, como já era de se esperar, a declaração causou grande polêmica, principalmente entre os torcedores rubro-negros, que consideram o atleta um ídolo do clube após 10 anos de serviços prestados e diversos títulos conquistados.

Segundo levantamento realizado pela FGV/DAPP, a oficialização da negociação causou grande agitação nas redes sociais, especialmente no Twitter, onde torcedores criticaram a atitude do atleta, que retorna ao Brasil meses após acertar sua transferência para o Fort Lauderdale Strikers. Até às 16h40 desta segunda, a ferramenta Brasileirão na Rede, que monitora tuites relacionados ao campeonato, já havia capturado 62 mil menções ao lateral, o que representa um recorde a um jogador em um único dia.

Na nuvem de palavras, aparecem menções a palavras como “lixo”, “rindo” e “ama”, amplamente utilizadas para contextualizar a decepção dos torcedores com a negociação. Além disso, as palavras “tatuagem” e “perna”, que fazem alusão ao torcedor que fez uma homenagem ao lateral, também são bastante citadas.

Além de Léo Moura, a nuvem também colheu menções ao presidente do Vasco, Eurico Miranda, e aos novos membros do clube, o meia Andrezinho, o atacante Herrera e o técnico Celso Roth. Ronaldinho Gaúcho, que negocia com o clube e pode ser o próximo jogador a ser anunciado pelo mandatário, também aparece entre as menções dos internautas. A palavra "respeito" também foi muito utlizada, em alusão à polêmica declaração de Eurico Miranda. Ao todo, mais de 50% das menções referentes ao Campeonato Brasileiro capturadas nesta segunda referem-se ao clube.