Topo

Cruz Azul desiste de Luis Fabiano, mas negociação tira atacante do time

Luis Fabiano tem contrato até o fim da temporada com o São Paulo - Getty Images
Luis Fabiano tem contrato até o fim da temporada com o São Paulo Imagem: Getty Images

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo*

17/07/2015 11h13

O Cruz Azul descartou a contratação do atacante Luis Fabiano. O clube mexicano considerou exagerada a proposta feita pelo São Paulo para o jogador, que tem contrato até o fim do ano. Para liberar Luis Fabiano, o São Paulo pediu US$ 3 milhões; o Cruz Azul pretendia desembolsar quantia muito menor, entendendo que o atacante tem idade avançada para o futebol: 34 anos.

Segundo o vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, Luis Fabiano pediu para ser negociado. O clube não quer fazer o negócio, mas também não garante ao jogador que irá renovar seu contrato, no fim do ano. O dirigente são-paulino afirmou que o empresário do atacante, o espanhol José Fuentes, tentou envolver o atacante paraguaio Roque Santa Cruz em uma transferência de troca - o jogador que disputou a Copa América está lesionado no Cruz Azul, e a proposta de troca nem foi considerada.

De acordo com o ex-jogador Pintado, que é consultor do clube mexicano no Brasil, o Cruz Azul tinha urgência na contratação de um atacante, não valendo a pena esperar até o fim da temporada para recebê-lo de graça (quando vencerá o vínculo de Luis Fabiano no São Paulo).

O técnico Juan Carlos Osorio afirmou que, devido à negociação, Luis Fabiano não deverá ser escalado neste domingo, contra o Sport, na Arena Pernambuco, pelo Brasileirão. É improvável que o camisa 9 viaje com a delegação para a partida. 

"Não sei. Não sei. Hoje ele não treinou com o time titular. Acho que é justo. Eu falei com ele ontem. Se Luis encontra que esse contrato, essa possibilidade é o melhor para ele, eu entendo, perfeitamente. Nada pessoal. Se o coração de Luis e o compromisso de Luis não está aqui agora, não é justo da minha parte colocá-lo no time", falou o técnico colombiano. 

Segundo seu estafe, Luis Fabiano já tinha se convencido sobre ficar no Morumbi até o fim do ano, mas sente que deve aproveitar uma oferta do exterior já que só tem mais cinco meses de contrato e sabe que o vínculo não será renovado no fim do ano pelo presidente Carlos Miguel Aidar. 

Apesar de querer se desfazer de jogadores para aliviar o problema financeiro, o São Paulo não esperava mais receber ofertas por Luis Fabiano com o jogador tão próximo do fim de contrato. Hoje, por estar próximo do fim do vínculo, o valor de mercado do atacante é baixo.

Para a diretoria são-paulina, seria um alívio tirar da folha salarial os vencimentos do camisa 9, que recebe cerca de R$ 550 mil mês. Para Osorio, no entanto, seria mais um problema a ser resolvido uma vez que Pato agora joga como ponta esquerda e Luis Fabiano e o jovem João Paulo são os únicos centroavantes do elenco - Alan Kardec volta em outubro.