Topo

Como Piqué se transformou no jogador mais odiado da seleção espanhola?

CESAR MANSO / AFP
Imagem: CESAR MANSO / AFP

Do UOL,em São Paulo

07/09/2015 15h26

Gerrard Piqué virou inimigo público número um dos torcedores da seleção espanhola. Ele vem sendo constantemente vaiado durante os jogos e após a vitória da Espanha contra a Eslováquia (por 2 a 0) nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, o zagueiro foi xingado por torcedores na saída de uma casa noturna - onde também estavam outros seis atletas, que passaram despercebido.

Toda essa pressão contra o zagueiro do Barcelona começou no final da temporada passada, nas comemorações do Barcelona por ter conquistado três títulos. Na festa, Piqué, pegou o microfone e gritou "obrigado Kevin Roldán, contigo que tudo começou". Kevin Roldán é um rapper colombiano que participou do aniversário de 30 anos de Cristiano Ronaldo - na ocasião vazaram vários vídeos polêmicos das comemorações.

O problema é que Cristiano Ronaldo é ídolo do Real Madrid, principal clube na Espanha. E o que era para ser uma simples provocação, evoluiu para um problema político, um Madri x Catalunha. E Piqué está no centro desta disputa. A polêmica é tanta que a federação deve tirar um jogo da seleção do estádio do Real Madrid para preservar o defensor.

Até o ministro da educação da Espanha, Iñigo Méndez de Vigo, precisou opinar sobre o caso. "Para mim, todas as cobranças parecem mal. Creio que temos que respeitar os meninos, os símbolos e as pessoas. Eu pediria que não se vaie nada", disse.

Os colegas de seleção também partiram em defesa do zagueiro do Barcelona. Veja:

• Del Bosque: "Os torcedores de Oviedo nos apoiaram, mas acho que é lamentável o que houve com Pique. É muito desagradável aquelas vaias. Se eles olharam o futebol, Piqué fez uma partida brilhante"
 
• Casillas: "Vamos ver se, juntos, conseguimos redirecionar o Piqué. Queremos que todos sejam aplaudidos"
 
• Iniesta: "Eu queria que as vaias para o Piqué acabassem, porque prejudicam a todos e devemos remar na mesma direção. Se acabarem, tudo irá melhor"
 
• Pedro: "Não acho que o Piqué ligue para essa situação. Ele é um dos nossos melhores jogadores, fez um bom jogo. Sempre está comprometido com a seleção e esperamos que isso se resolva rapidamente. Todos estamos com ele"

• Jordi Alba: "É algo que me incomoda. Ele sempre foi comprometido com nossa camisa. Ele também não está levando a sério, mas não é agradável. Eu não gosto, que nenhum companheiro seja vaiado"