Topo

Delegacia, treino e pelada! A vida de Jobson após nova suspensão da Fifa

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/09/2015 06h00

O dia 24 de abril interrompeu uma das mais bonitas reviravoltas do futebol. Após ver a carreira em baixa por alguns anos, Jobson voltava a brilhar em um time grande. Era o artilheiro do Botafogo na temporada. Mas a Fifa fez valer seu poder e deu razão à federação saudita de futebol. Suspendeu o atacante por mais quatro anos por ele ter se recusado a fazer um exame antidoping de circunstâncias suspeitas – o jogador estava em processo de rescisão contratual com o Al-Ittihad e um funcionário local apareceu no seu hotel para um teste surpresa.

Desde então, Jobson está impedido de exercer sua profissão. Não pode sequer utilizar as instalações do Botafogo para manter a forma. Revoltado e triste, deixou o Rio de Janeiro e buscou o carinho da mãe em Conceição do Araguaia, interior de Pará. Não foi o suficiente. O atacante se envolveu em confusão, foi acusado de dirigir embriagado e passou a noite na delegacia. O fato serviu como um despertador para o jogador.

Ele percebeu que se não mudasse de postura, apesar de se achar injustiçado, jamais voltaria a jogar futebol. Pediu ajuda. E o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio de Janeiro (Saferj) estendeu a mão. Jobson utilizará as instalações do local para manter a forma enquanto não tem uma resposta definitiva da Fifa.

Enquanto isso não ocorre, Jobson faz o possível para se sentir um jogador de futebol. Os treinos diários e até mesmo algumas peladas para permanecer ativo. Ele se juntou a Sidney, volante do Botafogo e que atualmente treina em um grupo alternativo, para um jogo beneficente em Ramos.

O Alvinegro faz parte da defesa do atacante na Fifa. No processo, o Botafogo diz ter o interesse em contar com Jobson em campo, o que mostra que a decisão da entidade está atrapalhando a carreira do jogador. E de fato o clube de General Severiano vê com bons olhos a utilização do jogador em 2016.

Atualmente, o Botafogo conta com Álvaro Navarro, Neílton, Luis Henrique, Sassá e Vinicius Tanque. Na última semana, o Alvinegro fechou a contratação por empréstimo de Ronaldo, artilheiro da Copa do Brasil pelo Ituano com oito gols.

Lado religioso

Jobson ao lado do pastor Silas Malafaia - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, Jobson também tem mostrado seu lado religioso. Em sua página no Instagram, o atacante postou imagens na Assembleia de Deus.

Inclusive, em uma das fotos publicadas pelo atacante, ele aparece ao lado do pastor Silas Malafaia.