Topo

Mau momento de Thiago Silva na seleção é diferente no Fifa 16. Lá é top 10

Thiago Silva no Fifa 15 (à esquerda) e no Fifa 16 (à direita); evolução gráfica é significativa - Reprodução/Internet
Thiago Silva no Fifa 15 (à esquerda) e no Fifa 16 (à direita); evolução gráfica é significativa Imagem: Reprodução/Internet

Do UOL, em São Paulo

12/09/2015 06h00

Se Thiago Silva é amplamente questionado pelos brasileiros e deixou inclusive de estar entre os convocados pelo técnico Dunga para a seleção, ele segue em alta entre os desenvolvedores do Fifa, que elevaram seu status no jogo, com base em suas atuações pelo Paris Saint-Germain e também na opinião dos técnicos, capitães e jornalistas que votam no ranking anual da Fifa.

Desde o Fifa 13, que continha elencos equivalentes a temporada 2012/2013, o defensor brasileiro faz parte da lista dos 50 melhores jogadores do game. Nesta edição, Thiago ocupava a 12ª colocação da lista, com rating geral de 87. Nas edições 14 e 15 do jogo, Thiago caiu quatro colocações e ficou na 16ª colocação na lista geral, com o mesmo rating de 87. Já no Fifa 16, que será lançado dia 22 de setembro, o defensor do PSG recebeu mais um ponto de rating, o que o colocou na nona colocação entre os melhores atletas do game.

Apesar do prestígio com os programadores do game, Thiago Silva não está neste momento com a mesma moral com o técnico da seleção brasileira, Dunga. O defensor não integrou a última lista de convocados para os amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, perdendo espaço para Miranda, David Luiz, Marquinhos e Gabriel Paulista. Pode ter pesado na decisão do treinador o pênalti cometido pelo zagueiro contra o Paraguai, que resultou no gol de empate que levou a partida para as penalidades máximas.  

Os critérios do jogo, no entanto, levam bem mais em conta a temporada europeia do que os jogos da seleção nacional. Nos últimos meses, o zagueiro conquistou com o PSG os  títulos do Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga francesa e a Supercopa local. Além disso, integrou a seleção do ano de 2014 da Fifa, escolhida em votação de técnicos, capitães e jornalistas.