Topo

Suíça inicia investigação envolvendo Valcke e pede acesso a e-mails da Fifa

Valcke foi afastado da Fifa - EFE/SEBASTIÃO MOREIRA
Valcke foi afastado da Fifa Imagem: EFE/SEBASTIÃO MOREIRA

Do UOL, em São Paulo

23/09/2015 16h06

O Ministério Público da Suíça informou nesta quarta-feira o início de uma investigação contra Jérome Valcke, ex-secretário-geral da Fifa. A informação foi confirmada pela procuradoria à rede britânica BBC e à agência de notícias Associated Press.

“Eu posso confirmar que nós queremos ter acesso a todas essas contas de e-mail”, disse Lauber Andre Marty, porta-voz do ministério em entrevista à AP.

“A Fifa não entregou nenhum e-mail até agora”, completou.

A intenção do Ministério Público suíço é investigar má gestão criminosa e também lavagem de dinheiro envolvendo negócios da Fifa.

Valcke é acusado de participar de um esquema ilegal de venda de ingressos na Copa de 2014. Apesar de negar todas as acusações, ele foi afastado de seu cargo na Fifa por decisão de Joseph Blatter, presidente da entidade.

O ex-dirigente era considerado braço direito de Blatter e foi "liberado de suas funções" depois que documentos apontaram o envolvimento dele com um esquema de ingressos que teria rendimento de R$ 9 milhões.

Com a saída de Valcke do cargo, o alemão Markus Kattner, que era dirigente da Fifa, assumirá o cargo como secretário-geral.