Topo

Seleção dos sonhos? Mourinho tem outra opinião sobre o Brasil de 1982

Do UOL, em São Paulo

24/09/2015 16h09

A seleção brasileira da Copa do Mundo de 1982 é usada por muitos saudosistas como exemplo de grande futebol. Mas uma pessoa em especial não tem tanto carinho pelos comandados de Telê Santana: José Mourinho, técnico do Chelsea.

Em entrevista à Federação Portuguesa de Futebol, Mourinho afirmou que se tivesse que escolher entre comandar o Brasil ou a Itália na última partida do grupo 3, que valia vaga para a semifinal, não teria dúvida: escolheria os italianos.

“Pensando como treinador e não como torcedor, para mim o futebol será sempre em equipe. E eu prefiro treinar uma equipe a treinar um grupo de grandes jogadores. Então, naquele momento específico, se me perguntasse ‘quer ir para o banco do Brasil ou da Itália?’, eu ia para o banco da Itália”, explicou Mourinho.

O português, no entanto, afirma que se tivesse mais tempo para trabalhar o time, escolheria a seleção brasileira.

“Se tivesse me dito um mês antes: ‘quer preparar esse grupo de azul ou o grupo de amarelo?’ Eu, durante um mês, preparava o grupo de amarelo e tentava fazer deles uma grande equipe. Porque a Itália era uma grande equipe, com um treinador quadrado, pragmático e objetivo. Se tivesse que escolher naquela altura, treinava os azuis”.

Naquela ocasião, a Itália venceu o Brasil por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi, e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo.