Topo

Mourinho ataca Wenger com indiretas em coletiva: 'nada acontece com o rei'

Português vê técnico do Arsenal isento de cobranças ou punições - Ed Syker/Reuters
Português vê técnico do Arsenal isento de cobranças ou punições Imagem: Ed Syker/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/09/2015 14h01

José Mourinho e Arsene Wenger têm uma rivalidade de pelo menos dez anos no futebol. Nesta sexta-feira, a rixa entre os treinadores ganhou mais um capítulo, diante de uma entrevista coletiva cheia de críticas e indiretas por parte do técnico português do Chelsea.

Segundo Mourinho, o francês – que não chegou a ser diretamente citado – é o único treinador do futebol inglês a escapar da pressão da imprensa ou da torcida, apesar dos resultados discretos ou do comportamento público. Além disso, jamais é questionado por seu relacionamento com árbitros.

“Neste país, apenas um técnico não está sob pressão”, disse o português. “Todos os outros estão. Eu estou sob pressão, Steve (McClaren, do Newcastle) está sob pressão, (Manuel) Pellegrini (do Manchester City) está sob pressão, Brendan (Rodgers, do Liverpool) também. Temos que atingir metas. Simpatizo com todos eles, porque este é um trabalho difícil”, completou.

Mourinho chegou a ser questionado sobre a imprensa inglesa a respeito da identidade do criticado, mas evitou citar nomes. Mesmo assim, para descrever o treinador do Arsenal, fez mais ataques.

“Vocês sabem. É o que pode falar com árbitros antes do jogo, depois do jogo, pode empurrar pessoas na área técnica, pode lamentar, pode chorar de manhã, à tarde”, listou Mourinho. “Mas nada acontece, e ele mantém seu emprego. Ele continua sendo o rei”, acrescentou.

A situação entre Mourinho e Wenger, deteriorada desde troca de acusações entre os dois em 2005, tornou-se ainda pior após a vitória do Chelsea por 2 a 0 no último fim de semana, em partida marcada pela agressão de Diego Costa a jogadores rivais e pelas expulsões de Gabriel Paulista e Santi Cazorla.

Apesar de questionado a respeito da arbitragem no clássico londrino, Mourinho evitou entrar em detalhes, justamente para evitar futuros problemas com a liga inglesa. “O livo de regras diz que alguns técnicos pode sobre árbitros antes e depois dos jogos. Outros não podem. Aí vem a lista – eu estou na lista dos que são punidos se falar de árbitros antes dos jogos. Tenho que seguir as regras”, ironizou.