Topo

Jornais destacam 'gol da justiça' contra Blatter e não poupam Platini

Do UOL, em São Paulo

26/09/2015 08h52

O processo aberto pela justiça da Suíça para investigar o presidente da Fifa, Joseph Blatter, é destaque em diversos jornais do mundo neste sábado.

Ao redor do planeta, a denúncia contra Blatter é destaque na primeira página das mais diversas publicações. Nem mesmo Michel Platini, presidente da Uefa e candidato a ocupar a presidência da entidade máxima do futebol mundial, foi poupado diante de acusações de recebimento de propina.

Na Europa, as denúncias ganharam mais destaque: “Escândalo de propina na Fifa: Blatter é detido pela polícia”, estampa a capa do Daily Telegraph. Já o The Times estampa: “Polícia convoca Blatter após acordos financeiros criminosos”, destacou.

Já na Itália, o destaque dado às denúncias contra Joseph Blatter é menor. Mesmo assim, o dirigente suíço está presente na primeira página de alguns dos mais importantes diários esportivos do país.

O Corriere dello Sport, por exemplo, destaca o tom acusatório do presidente da Uefa, tentou se defender: “Tempestade de Platini: ‘dinheiro para Blatter’”. Na Gazzetta dello Sport, o caso é batizado como Blatteropoli: “Presidente da Fifa é indagado – e há uma sombra sobre Platini”, traz a publicação no topo de sua primeira página.

Mesmo na Suíça, país-sede da Fifa e terra natal de Sepp Blatter, a imprensa deu destaque para o caso. “A justiça faz um gol em Blatter”, mancheta o jornal Corriere del Ticino neste sábado.

O tom é semelhante em jornais de outros países europeus. “Blatter leva Platini em sua queda”, destaca a capa do Le Soir, da Bélgica. “Fifa: o escândalo respinga em Platini”, diz o francês La Dépêche du Midi. “Blatter, acusado”, coloca o espanhol Mundo Deportivo em sua primeira página.

Fora do continente, diversos diários do mundo também colocaram o caso entre suas principais notícias. Na China, o jornal South China Morning Post dá destaque discreto no topo de sua primeira página: “Suíça abre procedimentos legais contra o chefe da Fifa, Sepp Blatter”.

Já na América Latina, as denúncias atraíram holofotes discretos. No Equador, o El Mercurio deste sábado traz a manchete: “Processo contra o presidente da Fifa”. Por sua vez, o hondurenho Más destaca: “Fazenda suíça abre processo contra Blatter”.

O Cancha, do México, coloca Blatter como “imputado”. Enquanto isso, o venezuelano Líder também aposta no envolvimento do presidente da Uefa: “Platini, salpicado pelo Caso Fifa”.