Topo

Platini é investigado pela Fifa e tem candidatura à presidência ameaçada

Do UOL, em São Paulo

26/09/2015 18h06

Principal candidato para assumir a presidência da Fifa, Michel Platini está sob investigação e pode ficar fora da disputa presidencial. De acordo com o jornal inglês The Guardian, o Comitê de Ética da Fifa iniciou um processo de investigação sobre o francês e ele pode ser suspenso.

Na última sexta-feira, a Justiça suíça anunciou a abertura de uma investigação criminal contra Blatter e levantou uma suspeita sobre Platini de pagamento ilegal. De acordo com as autoridades, ele recebeu US$ 2 milhões da Fifa em 2011.

Platini se defende e diz que o dinheiro foi um pagamento de serviços realizados entre 1999 e 2002. Mas o francês não informa qual foi o trabalho executado e nem explica o motivo de ter recebido o montante quase uma década depois.

A Justiça suíça pretende interrogar Blatter e Platini antes de decidir se vai emitir uma suspensão provisória.

Além do dinheiro a Platini, Blatter é acusado de gestão fraudulenta e suspeita de apropriação indébita. O problema estaria relacionado à venda de direitos televisivos da Copa de 2010 e 2014.

Michael Platini é o principal candidato a suceder Blatter nas próximas eleições da Fifa. O ex-jogador já foi atacado por nomes como Romário e Maradona recentemente por ser um "aprendiz" de Blatter.