Topo

Repórter que denunciou Blatter defende Platini: "nunca encontrei nada"

Candidato a suceder Blatter na Fifa, Platini está sendo investigado pelo Comitê de Ética - AFP
Candidato a suceder Blatter na Fifa, Platini está sendo investigado pelo Comitê de Ética Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

27/09/2015 15h59

Se Michel Platini ficou sob fogo cerrado após o anúncio de que estava sendo investigado pelo Comitê de Ética da Fifa, coube a um personagem improvável sair em sua defesa: o jornalista escocês Andrew Jennings. Conhecido por denunciar irregularidades na Fifa há mais de uma década, ele evitou críticas ao ex-jogador francês.

Em entrevista ao jornal Le Parisien, Jennings afirmou que Platini "é uma testemunha no caso" e "não há nenhuma evidência ou acusações contra ele" por parte da Justiça suíça, que na última sexta-feira abriu investigação criminal contra Blatter por suspeita de um pagamento ilegal a Platini em 2011, de US$ 2 milhões.

"Oficialmente, ele (Platini) não fez nada errado. Em minhas investigações, eu nunca encontrei nada contra ele. Mas isso não significa que ele não está envolvido", disse Jennings. O jornalista também aconselhou Platini a organizar uma entrevista coletiva para "se explicar", já que agora "há uma dúvida na cabeça das pessoas".

Já em relação ao atual presidente da Fifa, Jennings foi bem mais duro. "Sepp Blatter e seus comparsas fizeram coisas muito piores que a mera tolice, e eles terão que pagar agora. Haverá mais prisões, outros procedimentos, outras provas. O FBI e as autoridades suíças estão fazendo as coisas bem", afirmou.

Platini é o principal candidato para suceder Blatter nas próximas eleições da Fifa. O ex-jogador já foi atacado por nomes como Romário e Maradona recentemente por supostamente ser um "aprendiz" de Blatter.