Topo

Jornal: Platini desistiu de eleição da Fifa semanas após pagamento em 2011

Michel Platini e Joseph Blatter, dias após Blatter se reeleger em 2011, na Fifa - Michael Probst/AP
Michel Platini e Joseph Blatter, dias após Blatter se reeleger em 2011, na Fifa Imagem: Michael Probst/AP

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 11h02

Michel Platini recebeu da Fifa a quantia de 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 8 milhões) semanas antes de desistir da candidatura à presidência da entidade. A informação é do jornal The Telegraph. Joseph Blatter autorizou o pagamento a Platini, feito em fevereiro em 2011. Os dois se enfrentariam na eleição de maio. Sem o principal rival na disputa, Blatter se reelegeu.

Platini teria assinado, semanas antes da eleição de 2011, documento com carimbo da Uefa informando da sua desistência e manifestando apoio a Blatter.

O pagamento a Platini ocorreu dois meses antes da nebulosa escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. Blatter fez campanha para que o país abrigasse o Mundial, ganhando apoio de Platini e da Uefa

Dias após de receber dinheiro da Fifa, Platini se encontrou com o Mohammed Bin Hammam, então concorrente de Blatter em 2011. Mas Bin Hammam teve sua candidatura retirada em virtude de subornos e decidiu apoiar Platini. Semanas depois, Platini desistiu da candidatura, abrindo caminho para reeleição de Blatter.

Oficialmente, Blatter informa que o valor repassado a Platini se deve a serviços prestados pelo dirigente francês de 1999 a 2002.

A Justiça da Suíça investiga se o dinheiro entregue a Platini tem ligação com a desistência da candidatura.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pode ser suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa em alguns dias diante da investigação da qual a entidade é alvo na justiça suíça. A informação é do jornal suíço Sonntagszeitung.

De acordo com uma fonte anônima da Fifa citada pela publicação, "se Blatter não abandonar o cargo imediatamente, será suspenso dentro de poucos dias".

Além de Blatter, quem também pode ser suspenso da Fifa é Michel Platini, presidente da Uefa. Neste caso, o francês seria obrigado a abandonar sua candidatura à presidência da entidade máxima do futebol mundial, cuja eleição acontecerá em 26 de fevereiro.

Na sexta-feira, as autoridades da Suíça anunciaram o início de uma investigação contra a gestão de Blatter à frente da Fifa