Topo

Jornal: Blatter pagou Platini sem contrato, conclui investigação

Do UOL, em São Paulo

12/10/2015 08h03

A investigação feita pelo comitê de ética da Fifa e pela procuradoria-geral da Suíça já concluiu que o pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 7,9 milhões) feito por Joseph Blatter a Michel Platini ocorreu sem contrato formalizado. A informação é do jornal The Guardian.

O acordo, segundo Blatter e Platini, foi acertado oralmente. A quantia desembolsada seria pelos serviços prestados por Platini, que era assessor da presidência, de 1998 a 2002 à Fifa.

A agência AP destaca que a falta de contrato nesta transação foi o fator que determinou a suspensão dos dois dirigentes.

O procurador-geral suíço Michael Lauber informa que Blatter não tinha autonomia para executar tal pagamento, em nome da Fifa, da maneira como foi feita. O presidente afastado da Fifa é investigado por crime financeiro,

Blatter e Platini foram suspensos por 90 dias de qualquer função administrativa na Fifa. A decisão foi tomada pelo juiz alemão Hans-Joachim Eckert após o comitê de ética da Fifa sugerir o afastamento dos dirigentes enquanto se investiga a legalidade da transação ocorrida em fevereiro de 2011. A suspensão dos dirigentes pode ser prorrogada por até 45 dias.

Questões que o comitê de ética da Fifa e a Procuradoria-Geral da Suíça tentam solucionar

1 Por que o pagamento foi feito 9 anos depois?

Várias contradições chamam a atenção do comitê de ética. Uma delas: se o serviço a Blatter se encerrou em 2002, por que o pagamento foi feito somente em fevereiro de 2011?

Sem dar muitas explicações, Platini declarou apenas que a Fifa passava por “situação financeira difícil” na época em que colaborou para a presidência. O prazo legal para pagar a tarefa executada havia terminado (5 anos conforme a lei na Suíça).

No acerto entre Blatter e Platini, ficou decidido que o valor de 2 milhões de francos suíços seria parcelado em 4 vezes (500 mil por ano).

2 Por que a Fifa não firmou contrato para o pagamento?

Os investigadores ainda não obtiveram resposta convincente sobre por que a Fifa deixou de registrar contratualmente uma quantia tão alta, sendo que Platini já era pago pelos serviços de assessor.

3 Existe relação entre o pagamento e desistência de Platini à presidência?

O comitê e a Justiça Suíça investigam se o fato de Platini ter desistido de concorrer à presidência da Fifa, em 2011, tem ligação com o dinheiro que recebeu de Blatter. Nome forte da UEFA, o francês era o principal candidato ao trono da entidade, mas largou a candidatura semanas depois de receber o dinheiro da Fifa.   

Sem Platini pela frente, Blatter emplacou em 2011 mais um mandato na Fifa.

"O fato desse pagamento ter sido feito pouco antes [da eleição] é irrelevante", informou Platini. 

Investigadores reforçam que mesmo que o pagamento tivesse sido feito com contrato, o acerto violaria o código de ética da Fifa, pois premiaria um candidato às vésperas de um pleito presidencial.