Topo

Campeão do mundo pela França diz que PSG acabou com campeonato local

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 17h41

A briga pelo título do Campeonato Francês já não tem mais graça. Pelo menos na opinião de Emmanuel Petit, ex-jogador francês campeão do mundo em 1998, que reclama de um domínio do PSG na competição nacional desde que o empresário Nasser al-Khelaifi investiu no clube.

"Antes éramos uma exceção na Europa. Na Itália, sabíamos quem seria o campeão. Nos útlimos quatro anos foi a Juventus, antes disso o Milan ou a Inter. Na Espanha, Portugual, Inglaterra era o mesmo. Sabíamos quem é que acabaria nas primeiras posições. Nem sequer falo da Alemanha", disse Petit à agência Omnisport.

"Na França, nunca sabíamos, era como jogar uma moeda pro ar. Não sabíamos quem seria campeão. Com o PSG, desde que o empresário do Qatar tomou conta do clube, ficaram exatamente na mesma condição que as outras ligas", reclamou o francês.

Petit até admite que o crescimento do PSG pode ser bom em alguns aspectos, mas ainda assim voltou a alfinetar o atual campeão francês.

"Por outro lado, o PSG brilha na Europa. E em termos de direitos de TV é positivo para o futebol francês. Também melhora o futebol. Continuam na frente e os outros times têm de segui-los e questionarem a si mesmos. Mas, no lado negativo, eles esmagam os rivais graças ao poder financeiro. Qual é o mérito futebolístico nisso?", concluiu.

O PSG conquistou o Campeonato Francês nas três últimas temporadas e lidera a atual com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Angers, após nove rodadas. Antes da chegada de Nasser al-Khelaifi, foram quatro temporadas de campeões diferentes: Montpellier (2011/12) - o empresário do Qatar chegou com esta última em andamento -, Lille (2010/11), , Olympique (2009/10) e Bordeaux (2008/09). Isso depois de um heptacampeonato consecutivo do Lyon. Será que era tão imprevisível assim?