Topo

Dirigentes da Uefa cobram explicações, mas mantêm apoio a Platini

O apoio a Platini dividiu a Uefa, composta por 54 federações europeias - REUTERS/Maxim Shemetov
O apoio a Platini dividiu a Uefa, composta por 54 federações europeias Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 12h37

Os dirigentes que compõem a Uefa decidiram manter o apoio ao presidente afastado Michel Platini, suspenso pelo comitê de ética da Fifa por suspeita de corrupção. Em reunião nesta quinta-feira, na França, as federações que compõem a entidade europeia exigiram explicações do dirigente, mas optaram por manter seu apoio ao cartola francês.

Em nota oficial, a Uefa diz que o apoio a Platini foi unânime, mas cobrou decisão rápida no caso envolvendo a transferência de R$ 8 milhões feita por Joseph Blatter a Platini.

As federações deram até a metade de novembro para que o dirigente solucione sua situação junto à Fifa e se mantenha como candidato à presidência da entidade máxima do futebol. Caso contrário, há a possibilidade de apoiarem um novo nome.

"Apelamos fortemente em todas as instâncias envolvidas no processo atual: Comitê de Ética da FIFA, Comitê de Recurso da FIFA e, finalmente, o Tribunal Arbitral do Esporte, para que possamos trabalhar rapidamente e garantir que uma decisão final sobre o mérito ocorra no mais tardar em novembro", informa o comunicado.

De acordo com ministro dos esportes da Rússia, Vitaly Mutko, e o presidente da federação austríaca, Leo Windter, todas as 54 federações votaram por manter seu apoio a Platini. 

"Todos os membros manifestaram sua crença e seu apoio a Platini", reforçou Mutko em um comunicado.

Como uma maneira de demonstrar seu apoio a Platini, a Uefa não o substituirá durante a suspensão. O espanhol Miguel Angel Villar assumiu o comando da entidade no período como primeiro vice-presidente, e não como presidente interino.

Platini segue com planos de presidir a Fifa

O apoio da Uefa é visto como um triunfo por Platini, que temia rejeitado por sua própria entidade. Afastado da presidência da Uefa, Michel Platini foi suspenso por 90 dias para investigação de supostas ações corruptas. Blatter e Jerome Valcke também foram punidos.

Mesmo afastado do futebol, Platini espera autorização para registrar sua candidatura à presidência da Fifa, que termina em 26 de outubro. O pleito ocorre em 26 de fevereiro. 

Blatter pagou, com recurso da Fifa, 2 milhões de francos suíços (R$ 8 milhões) para Platini. Ambos alegam que o valor se referia a serviços prestados de 1999 a 2002. Mas o dinheiro saiu da entidade máxima do futebol apenas em 2011, às vésperas do francês desistir de concorrer à presidência da entidade e apoiar Blatter no pleito.

Para tentar explicar o pagamento, o advogado de Platini fez uma apresentação à Uefa na qual teria exposto fatos da relação de trabalho entre Blatter e o francês.