Topo

Fifa confirma data de eleição para sucessão de Blatter na presidência

Blatter conhecerá seu sucessor em fevereiro - EFE/EPA/MAXIM SHIPENKOV
Blatter conhecerá seu sucessor em fevereiro Imagem: EFE/EPA/MAXIM SHIPENKOV

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 09h18

A Fifa anunciou nesta terça-feira que a data para a eleição do sucessor de Joseph Blatter na eleição. O pleito acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2016.

O anunciou foi feito pela entidade depois da uma reunião do comitê executivo da Fifa que aconteceu nesta terça-feira. Suspensos, Blatter e Platini não puderam participar da reunião.

Existia a possibilidade de a data ser adiada devido às investigações contra Blatter e Platini. Na semana passada, a Uefa pediu para que a apuração fosse acelerada para não mudar a data do pleito.

A eleição acontece depois do prazo da suspensão de Joseph Blatter e Michel Platini se encerrar. No entanto, os dois poderão passar por uma nova punição se o comitê julgar necessário.

Se Platini tiver uma ampliação na suspensão em um prazo que ultrapasse o dia 26 de fevereiro, sua candidatura não será considerada para as eleições.

Michel Platini e o príncipe jordaniano Ali bin al Hussein já confirmaram suas candidaturas para a eleição. Zico ainda corre atrás de apoio.

Quem ainda não formalizou a candidatura tem até o dia 26 de outubro para fazer isso. Para ser candidato, a pessoa precisa ter apoio de ao menos 5 confederações nacionais.

Para tentar mais transparência na entidade, o comitê de ética colocou uma proposta de reforma, que será votada em dezembro, que limita o comando de um presidente em 12 anos, além de idade máxima de 74 anos para ser presidente. Blatter, por exemplo, tem 79 anos. A entidade ainda pretende separar os cargos políticos dos executivos. Isso será votado pelo Comitê de Ética em dezembro.