Topo

Família de Cruyff pede "respeito e privacidade" após revelação de câncer

Do UOL, em São Paulo

22/10/2015 13h00

A família de Johan Cruyff pediu “respeito e privacidade” depois que foi revelado que o ex-jogador holandês sofre de um câncer no pulmão. A doença foi detectada na última terça-feira em Barcelona e, por enquanto, ele está passando por exames para saber qual é a evolução do problema.

“Ao longo das últimas semanas, Johan Cruyff se submeteu a diversos exames médicos em um hospital de Barcelona. Durante esses exames, foi diagnosticado um câncer no pulmão. Por respeito a privacidade de Johan e sua família, e pelo fato de os testes ainda não terem sido concluídos, não serem feitos mais anúncios no momento. Pedimos para que a privacidade de Johan e sua família sejam respeitadas. Quando os exames forem finalizados, serão informados”, dizia o comunicado divulgado pela diretora-geral dos projetos criados pelo holandês Johan Cruyff, Carole Thate.

Johan Cruyff fez uma cirurgia do coração em 1991, após sofrer de insuficiência coronária em fase aguda. Depois de passar pela sala de cirurgia, o craque da Copa de 1974 lutou para deixar de fumar e, inclusive, protagonizou uma campanha de propaganda contra o tabaco, com o lema: "Em minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo na vida. Fumar, por outro lado, quase acabou com a minha vida".

Cruyff, em sua luta para deixar de fumar, substituiu o cigarro por balas de nicotina para atenuar os nervos durante os jogos do Barça.

Além de jogador, ele também foi treinador, e foi o arquiteto do chamado 'dream team' do Barcelona, o primeiro a vencer a Taça dos Campeões Europeus em 1992, a antiga Liga dos Campeões, no antigo estádio de Wembley, em Londres.