Topo

Maior artilheira da história dos Estados Unidos anuncia aposentadoria

Abby Wambach é a maior artilheira da história das seleções norte-americanas de futebol - AFP PHOTO / ANDREW YATES
Abby Wambach é a maior artilheira da história das seleções norte-americanas de futebol Imagem: AFP PHOTO / ANDREW YATES

27/10/2015 18h34

A atacante Abby Wambach, uma das principais estrelas da seleção norte-americana de futebol feminino, anunciou que irá se aposentar no final deste ano.

A declaração foi dada após a seleção ser recebida pelo presidente Barack Obama para ser parabenizada pela conquista do título da Copa do Mundo. Questionada pelo jornal USA Today, a veterana de 35 anos desconversou sobre quais serão seus próximos passos no esporte.

“Eu pensei bastante a respeito disso, é uma boa pergunta. Eu deixarei vocês cientes nos próximos dias, semanas, meses”, declarou Wambach.

 Porém, instantes depois, a atacante brincou com a situação e declarou que já tinha decidido qual seria seu futuro. Sua última partida como atleta profissional acontecerá no final deste ano, após a partida contra a China, em 16 de dezembro.

“Após deliberar muito e conversar bastante com meus amigos, familiares, colegas de equipe e membros das comissões técnicas, eu decidi finalmente encerrar a minha carreira futebolística. Embora ainda tenha trabalhos a serem feitos no futebol feminino, após trazer a Copa do Mundo para os Estados Unidos, eu estou me sentindo extremamente otimista sobre o futuro do nosso esporte. Tem sido uma jornada incrível e eu não posso aguardar para ver quais serão os próximos capítulos que a minha vida irá trazer”, declarou a jogadora.

Ao longo dos 15 anos em que integrou a seleção norte-americana, Wambach disputou 243 partidas e marcou 182 gols. Entre suas conquistas estão duas medalhas olímpicas de ouro (Atenas/2004 e Pequim/2008), além da Copa do Mundo de 2015. Além das conquistas, a norte-americana já foi algoz do Brasil, quando eliminou a seleção canarinho da Copa do Mundo de 2011 após marcar um gol na prorrogação do duelo, que empatou a partida e levou a disputa para os pênaltis, onde a seleção brasileira acabou eliminada.

Entre os prêmios individuais, Wambach foi eleita melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2012, 10 anos após Mia Hamm ser a última norte-americana escolhida pela organização para o prêmio. Ela também é a maior artilheira da história das seleções norte-americanas de futebol. Com 182 gols, Wambach possui quase o quadruplo de gols que o maior artilheiro da seleção masculina, Landon Donavan, que balançou as redes adversárias em 57 oportunidades ao longo dos 15 anos em que defende a seleção.