Topo

Beckenbauer teve 'papel central' em suborno por sede da Copa-06, diz jornal

Franz Beckenbauer é acusado de subronar dirigentes para escolha da sede da Copa-2006 - AP Photo/Kerstin Joensso
Franz Beckenbauer é acusado de subronar dirigentes para escolha da sede da Copa-2006 Imagem: AP Photo/Kerstin Joensso

Do UOL, em São Paulo

01/11/2015 09h41

A situação de Franz Beckenbauer está cada vez mais complicada. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o Kaiser teria tido um papel decisivo em suposto caso de suborno para a escolha da sede da Copa do Mundo-2006.

Segundo a publicação, Beckenbauer teria influenciado diretamente os dirigentes de Malta a votar na Alemanha para receber o Mundial em 2006. Um documento secreto obtido pelo Daily Mail mostraria que houve um acordo lucrativo para que o Bayern de Munique enfrentasse a seleção maltesa. O valor do acordo, ocorrido em junho de 2000, seria de US$ 250 mil.

Cinco semanas após o suposto acerto, Malta votou na Alemanha para sediar a Copa-2006. Beckenbauer era o chefe do comitê organizador do Mundial e, na época, também era o presidente do Bayern de Munique.

Norman Darmanin Demajo, atual presidente da Federação Maltesa, afirmou ao Daily Mail que Beckenbauer teve papel ativo naquela época para a realização do amistoso – o que reforçam as suspeitas de irregularidades. O acordo para este jogo ainda incluiria uma cláusula para que o contrato fosse secreto.

Beckenbauer disse que uma transferência de 6,7 milhões de euros para a Fifa em 2005 foi um erro, mas rejeitou as acusações de que seria um pagamento de um empréstimo para comprar votos em favor do país na candidatura para o Mundial.

A revista Der Spiegel relatou que um suposto caixa dois de 6,7 milhões de euros foi usado para comprar votos para a Alemanha. O dinheiro tinha sido fornecido pelo então CEO da Adidas Robert Louis-Dreyfus, segundo a revista.