Beckenbauer teve 'papel central' em suborno por sede da Copa-06, diz jornal
A situação de Franz Beckenbauer está cada vez mais complicada. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o Kaiser teria tido um papel decisivo em suposto caso de suborno para a escolha da sede da Copa do Mundo-2006.
Segundo a publicação, Beckenbauer teria influenciado diretamente os dirigentes de Malta a votar na Alemanha para receber o Mundial em 2006. Um documento secreto obtido pelo Daily Mail mostraria que houve um acordo lucrativo para que o Bayern de Munique enfrentasse a seleção maltesa. O valor do acordo, ocorrido em junho de 2000, seria de US$ 250 mil.
Cinco semanas após o suposto acerto, Malta votou na Alemanha para sediar a Copa-2006. Beckenbauer era o chefe do comitê organizador do Mundial e, na época, também era o presidente do Bayern de Munique.
Norman Darmanin Demajo, atual presidente da Federação Maltesa, afirmou ao Daily Mail que Beckenbauer teve papel ativo naquela época para a realização do amistoso – o que reforçam as suspeitas de irregularidades. O acordo para este jogo ainda incluiria uma cláusula para que o contrato fosse secreto.
Beckenbauer disse que uma transferência de 6,7 milhões de euros para a Fifa em 2005 foi um erro, mas rejeitou as acusações de que seria um pagamento de um empréstimo para comprar votos em favor do país na candidatura para o Mundial.
A revista Der Spiegel relatou que um suposto caixa dois de 6,7 milhões de euros foi usado para comprar votos para a Alemanha. O dinheiro tinha sido fornecido pelo então CEO da Adidas Robert Louis-Dreyfus, segundo a revista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.