Topo

Com pênalti polêmico e gol de ex-corintiano, Boca é campeão na Argentina

Lodeiro comemora o gol do título do Boca, marcado de pênalti contra o Rosario Central - Nicolas Aguilera/EPA - Nicolas Aguilera/EPA
Lodeiro comemora o gol do título do Boca, marcado de pênalti contra o Rosario Central
Imagem: Nicolas Aguilera/EPA

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 00h04

O Boca Juniors conquistou seu segundo título em quatro dias ao vencer o Rosario Central por 2 a 0 na final da Copa Argentina, em Córdoba. O jogo foi marcado por muita polêmica: o primeiro gol foi marcado pelo ex-corintiano e botafoguense Lodeiro, que balançou a rede após cobrança de pênalti inexistente.

Chavez, impedido, fez o segundo gol do Boca nos minutos finais, após assistência de Tevez. No lance do primeiro gol, o lateral Peruzzi é derrubado fora da área. Apesar disso, o árbitro Diego Ceballos assinalou a penalidade máxima.

O Rosario também reclamou de um gol mal anulado ainda no primeiro tempo. Após a jogada, o técnico Eduardo Coudet, exaltado, foi expulso pelo juiz. Ao término da partida, a pressão sobre os árbitros foi intensa (boa parte dos jogadores e dos integrantes da comissão técnica cercaram o trio).

O Boca já havia conquistado o Campeonato Argentino no último domingo, ao derrotar o Tigre por 1 a 0 na Bombonera, O time disputava o título com o próprio Rosario. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, na última rodada da competição. 

Mesmo com a derrota, o Rosario, que voltou a ficar com o vice da Copa Argentina pelo segundo ano consecutivo, está classificado para a Libertadores 2016, assim como Boca Juniors, Huracán (melhor colocado na Copa Sul-Americana) e o Rivar Plate (atual campeão da Libertadores) -- restam, ainda, duas vagas. 

O jogo

Aos 10 minutos, a primeira finalização do jogo: Perez arriscou de longe e mandou por cima do gol. Pouco depois, Pinola quase marcou contra após descida do Boca pela direita e cruzamento na área. A bola subiu e saiu pela linha de fundo.

Perez, aos 34, voltou a finalizar de fora da área, mas parou no goleiro do Rosario. Três minutos depois, o Rosario abriu o placar, mas viu o auxiliar anular o gol ao assinalar impedimento. O atacante Ruben, que tocou de cabeça para as redes, porém, estava em posição legal -- Larrondo, à frente da zaga do Boca, não tocou na bola no lance.

Na etapa final, o Boca voltou melhor. Além de neutralizar as tentativas de ataque do Rosario, o campeão argentino levou mais perigo ao adversário. O gol, entretanto, saiu após um erro grave da arbitragem, que viu falta dentro da área em Peruzzi. O lateral direito, porém, foi derrubado fora.

O Rosario, então, passou a atacar mais e quase empatou depois da cabeçada de Ruben. Orion conseguiu espalmar a bola para escanteio. Aos 21, Lodeiro finalizou da entrada da área e por pouco não ampliou. Aos 44 minutos, o Boca garantiu o título: Tevez desceu pela direita e tocou para Chavez, impedido, só tocar para o fundo do gol.