Topo

Técnico da Espanha confirma: “Tentamos naturalizar Messi”

Vicente Del Bosque confirmou que a Espanha tentou naturalizar Lionel Messi - Jamie Squire/Getty Images
Vicente Del Bosque confirmou que a Espanha tentou naturalizar Lionel Messi Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 17h46

O treinador da Espanha, Vicente Del Bosque, confirmou nesta quarta-feira (11) um rumor que circulou no meio do futebol durante anos: Lionel Messi quase foi naturalizado para jogar pela seleção do país.

“Houve uma intenção, mas ele e sua família optaram por representar a Argentina. Ele se manteve firme em sua determinação”, declarou Del Bosque em entrevista ao diário britânico The Guardian.

Messi chegou ao Barcelona em 2000, aos 13 anos, após ter sido visto em ação na Argentina. Como o jovem atacante possuía uma doença de difícil tratamento, muitos clubes argentinos não quiseram bancar o tratamento do craque, que então fechou com o clube catalão, que lhe ofereceu todo o respaldo necessário.

Após quatro anos atuando em solo espanhol, a seleção argentina organizou um amistoso com o Paraguai para impossibilitar que a Espanha se aproximasse ainda mais de Lionel Messi. Em 2005, o craque sagrou-se campeão mundial sub-20 e jogou sua primeira partida pela seleção principal contra a Hungria.

No comando da seleção espanhola desde 2008, Vicente Del Bosque elogiou o argentino e seu rival, Cristiano Ronaldo, e exaltou o futebol disputado na Espanha.

“Nós exportamos bons jogadores, mas os dois melhores do mundo jogam em nossa liga. Vivemos na era de Cristiano Ronaldo e Messi. Considero que ambos compartilham uma virtude: a ambição, que lhes permite serem cada vez melhores”, concluiu Del Bosque.