Topo

James Rodríguez marca e Colômbia arranca empate no Chile

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 23h33

James Rodríguez garantiu o empate da Colômbia por 1 a 1 contra o Chile, nesta quinta-feira (12), no Estádio Nacional de Santiago, pela 3ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2018.

Arturo Vidal abriu o placar para os donos da casa no Estádio Nacional de Santiago, de cabeça, no finzinho do primeiro tempo. Mas o craque do Real Madrid, que parecia fora de ritmo pelo tempo afastado por conta de contusão muscular, deixou tudo na etapa final.

O Chile dominou as ações no primeiro tempo, mas a Colômbia foi melhor na etapa final. No fim das contas, bom jogo e resultado justo.

Com o empate, o Chile chegou a sete pontos e está na segunda posição das Eliminatórias. De quebra, ainda igualou sua melhor série invicta, de 11 jogos, alcançado em 2011. Já a Colômbia foi a quatro pontos e está na quarta posição, mas pode ser ultrapassado pelo Brasil amanhã.

Recorde de invencibilidade

Com o empate nesta quinta, Jorge Sampaoli igualou a maior série invicta da história da seleção chilena. São 11 jogos sem perder. A marca foi estabelecida entre 2011 e 2012, sob o comando de Marcelo Bielsa. A última derrota do Chile foi justamente contra o Brasil, em março deste ano, em compromisso amistoso. Roberto Firmino marcou o gol da vitória de 1 a 0 e foi o responsável pela última derrota dos atuais campeões da América.

O jogo

Chile e Colômbia fizeram bom primeiro tempo no Estádio Nacional, com boas chances de gol para os dois lados. Como de costume, a seleção chilena valorizou a posse de bola, trocando passes nos arredores da área seleção colombiana. Enquanto os visitantes apostava nos contragolpes e no talento de James Rodríguez.

Alexis Sánchez assustou logo no minuto inicial, mas Ospina salvou com um tapinha na bola. Jackson Martínez descontou o susto para os visitantes, mas teve chute perigoso bloqueado por Vidal. Aos 18 minutos, Valdivia deu bom passe para Vargas, que tocou levemente por cima do goleiro e quase abriu o placar. Mas estava impedido. O jogo arrefeceu e só voltou a esquentar nos minutos finais. Após lançamento na aérea, Vidal subiu mais alto que todo mundo e testou para fazer 1 a 0 aos 45 minutos do segundo tempo.

A Colômbia tentou conter o ímpeto do Chile na volta dos vestiários com faltas. Foram três chances na bola parada para os donos da casa nos minutos iniciais. Matías Fernández, duas vezes, e Alexis Sánchez, mais uma, porém, desperdiçaram. Mas os colombianos logo equilibraram as ações e também chegaram com perigo, com James Rodríguez, que desperdiçou duas boas chances no contra-ataque. Na terceira oportunidade que teve, no entanto, o craque do Real Madrid, que parecia fora de ritmo, não falhou. Aproveitou bola viva na grande área e girou bonito finalizando com o pé direito, que não é bom, sem chances para Bravo.

Após o empate, a Colômbia tomou o controle da partida, criando mais chances de gol e conseguindo até mesmo ficar com maior posse de bola, algo raro quando se enfrenta o Chile de Sampaoli. Mas não conseguiu a virada. Que poderia ter vindo com o pênalti pedido pelos colombianos. Cardona e Jara se enroscaram na grande área e o meia caiu pedindo a penalidade máxima do lateral. Mas o juiz não apontou a marca da cal.