Topo

Fifa conclui investigações sobre Platini e Blatter, que podem ser julgados

Platini e Blatter em 2011; antigos aliados, cartolas foram punidos por corrupção - Michael Probst/AP
Platini e Blatter em 2011; antigos aliados, cartolas foram punidos por corrupção Imagem: Michael Probst/AP

Do UOL, em São Paulo

21/11/2015 07h12

A Fifa anunciou, neste sábado, a conclusão das investigações contra Joseph Blatter, atual presidente da entidade, e Michel Platini, presidente da Uefa e candidato à sucessão do suíço. Suspensos provisoriamente por 90 dias, os dois cartolas agora serão julgados pela Comitê de Ética da Fifa, que não revelou nenhum detalhe sobre os casos.

O fim das investigações abre espaço para que ambos sejam julgados de forma definitiva. Os dois receberam a punição por conta da acusação de que Blatter teria destinado 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 8 milhões) das contas da Fifa a Platini. O pagamento, que está sendo avaliado pela Procuradoria Geral da Suíça, foi levado também ao Comitê de Ética, responsável pela aplicação de penalidades no âmbito da entidade.

O caso interfere diretamente na eleição da entidade, marcada para fevereiro do ano que vem. Presidente da Uefa, o ex-jogador francês era um dos mais cotados para assumir a entidade-mor do futebol mundial no próximo ano.

Suspenso, porém, Platini perdeu apoios importantes dentro de seu próprio continente e tem suas atividades limitadas. O francês, que já apelou da suspensão e perdeu no Comitê de Ética da Fifa, levará o caso ao Tribunal Arbitral do Esporte, mais instância da Justiça desportiva, para tentar reverter o gancho.