O STJD abriu inquérito para investigar a morte de um torcedor no Allianz Parque na partida entre Palmeiras e Fluminense, pela semifinal da Copa do Brasil. O órgão pretende apurar se houve possível negligência no atendimento médico do torcedor.
Nesta quarta-feira (25), o Palmeiras e a Federação Paulista de Futebol foram notificados a prestarem esclarecimentos pelo auditor do STJD, Guilherme Guimarães. O inquérito foi acatado pelo presidente do STJD, Caio Cesar Rocha.
Agora, clube e Federação precisarão comprovar que cumpriram todas as exigências previstas no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003). O inquérito deverá ser concluído em até 30 dias, conforme indica o Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O problema aconteceu em 28 de outubro, no segundo duelo entre Palmeiras e Fluminense. O torcedor do clube tricolor, Flávio Gusmão de Figueiredo Mendes, faleceu nas dependências do estádio vítima de um infarto.
Entenda o posicionamento do Palmeiras logo após o ocorrido:
A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que o Sr. Flávio Mendes passou mal na noite desta quarta-feira, 28, no Allianz Parque, após a semifinal da Copa do Brasil.
A equipe de Bombeiros da partida prestou prontamente os primeiros atendimentos e levou-o ao ambulatório do estádio. Neste local, o torcedor foi submetido a um eletrocardiograma que não detectou parada cardiorrespiratória.
Feitos os exames necessários, o Sr. Flávio foi encaminhado consciente e respondendo às questões dos médicos até a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, cuja equipe passou a acompanhar o caso.
Leia a nota na íntegra divulgada pelo Allianz Parque na ocasião:
O Allianz Parque lamenta o falecimento de Flávio Mendes, ocorrido nesta quinta-feira, 29, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Mendes passou mal nas dependências da arena, logo após a partida Palmeiras x Fluminense, realizada na quarta-feira, 28, pela semifinal da Copa do Brasil.
O atendimento ao torcedor fluminense foi realizado pelos brigadistas e pela equipe de serviços médicos contratada pela Sociedade Esportiva Palmeiras, para a operação do jogo.
Cabe informar que, entre o primeiro alerta de que o torcedor passava mal e a chegada da primeira equipe ao local, passou-se menos de um minuto (40 segundos, conforme pôde ser comprovado pelo sistema de segurança da arena). E que, quando deixou as dependências do estádio, em UTI Móvel, o torcedor já estava monitorado e medicado.
Em que pese o fato de a operação em dias de jogos caber à Sociedade Esportiva Palmeiras, a equipe do Allianz Parque está constantemente de prontidão e à disposição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.