Topo

8 anos sem ser desfalque. O 'goleiro vovô' bateu recordes e só parou aos 44

Friedel fez 310 jogos seguidos no Inglês, um recorde do campeonato - REUTERS/Eddie Keogh
Friedel fez 310 jogos seguidos no Inglês, um recorde do campeonato Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

28/11/2015 06h00

Esqueça expressões como “rodízio”, “ser poupado”, “evitar desgaste”. No Campeonato Inglês, um goleiro não teve descanso durante oito anos. Mesmo passando por três times diferentes nesse período, o norte-americano Brad Friedel foi titular entre 2004 e 2012 de todas as partidas do Inglês. Com sobras, é o recordista dessa lista, totalizando 310 jogos seguidos no campeonato.

A série de Friedel começou em agosto de 2004, quando defendia o Blackburn Rovers. Trocou de time em 2008, mas seguiu titular no Aston Villa. Foi em novembro de 2008 que ele quebrou o recorde no Inglês ao atingir 167 partidas. Mas não parou por aí. Continuou como titular até 2011, quando se transferiu para o Tottenham.

Em outubro de 2012, finalmente sentiu o gosto de começar uma partida do Inglês no banco de reservas. Depois de 310 jogos como titular, deu lugar ao francês Hugo Lloris, novo dono da vaga no Tottenham. A marca de Friedel impressiona ainda mais por sua idade. Quando bateu as 310 partidas, ele tinha 41 anos.

Tamanha longevidade já havia lhe rendido outro recorde: o jogador mais velho a atuar pelo Aston Villa (40 anos e 4 dias). Logo depois ele assinou com Tottenham aos 40 anos, acertando por duas temporadas. Mas ele foi além. Renovou contrato mais duas vezes e só pendurou as chuteiras (e as luvas) aos 44 anos, ao fim da última temporada europeia.

“Sou incrivelmente orgulhoso pelo que atingi na minha vida profissional. Quando comecei minha carreira no futebol nunca imaginei que ela seria tão longa e que jogaria 23 temporadas, defendendo clubes incríveis”, festejou a “Muralha Humana”, apelido recebido dos torcedores ingleses e americanos.

Friedel teve longa história na seleção dos Estados Unidos. Disputou três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2002) e se destacou na última, pegando dois pênaltis seguidos (durante as partidas). Foram 82 jogos pela seleção. Histórias e números expressivos não faltam para Brad Friedel.