Topo

Grêmio tenta 'sonho antigo' para a zaga, mas esbarra em alto valor

Henrique, zagueiro do Napoli, é pretendido pelo Grêmio para temporada 2016 - Getty Images
Henrique, zagueiro do Napoli, é pretendido pelo Grêmio para temporada 2016 Imagem: Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2015 18h06

O Grêmio tenta reviver um sonho antigo para a zaga: Henrique, do Napoli. O defensor, contudo, recebe salários acima do padrão do clube e o principal esforço no momento deve ser destinado a contratação de um atacante. 

Henrique tem 29 anos. Passou por Coritiba, Barcelona e Racing de Santanter, da Espanha, Bayer Leverkusen, da Alemanha, Palmeiras, e desde 2014 defende o Napoli. Disputou a última Copa do Mundo convocado por Felipão e também atua como volante. Já foi alvo do Grêmio nas duas últimas janelas de transferências, sem sucesso. 

Nesta temporada ele perdeu espaço no clube italiano e disputou 21 jogos, marcando um gol. Mesmo assim segue com vencimentos que superam a margem definida pelos gaúchos. 

O Grêmio ofereceu salários de R$ 300 mil com possibilidade de premiações ampliarem o valor. Mesmo assim está abaixo do que Henrique fatura mensalmente na Europa. 

Não há um grande otimismo sobre a conclusão do negócio e a direção gremista trata ele como 'desejo fora do patamar'. Até porque, o objetivo é investir mais forte na contratação de um atacante finalizador. Por isso, o clube chegou a ofertar salários de R$ 550 mil mensais a Luís Fabiano, que acabou fechando com clube da China. 

A necessidade de contratar zagueiros, entretanto, é admitida no Grêmio. Dois jogadores devem reforçar o setor. Erazo, por outro lado, não deve permanecer e foi liberado antes do fim do Brasileirão para tratar de uma lesão no Equador. O mais próximo de ser nunciado é, hoje, Fred, que disputou o último Brasileiro pelo Goiás e foi indicação pessoal do técnico Roger Machado.