Topo

Primeiro reforço do Atlético-MG para 2016 pode vir do futebol argentino

Juan Cazares, meia-atacante do Banfield, pode ser o primeiro reforço do Atlético-MG para a temporada - Divulgação/Banfield
Juan Cazares, meia-atacante do Banfield, pode ser o primeiro reforço do Atlético-MG para a temporada Imagem: Divulgação/Banfield

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

14/12/2015 09h39

O mercado sul-americano tornou-se uma alternativa para o Atlético-MG. Após o sucesso de Lucas Pratto nesta temporada – o centroavante marcou 23 gols e deu oito assistências em 55 jogos –, o diretor de futebol Eduardo Maluf retornou à Argentina para tentar um novo reforço. O nome que agrada ao clube é do meia-atacante Juan Cazares, do Banfield.

O equatoriano, de 23 anos, foi oferecido aos mineiros e pode chegar a Belo Horizonte por 1,5 milhão de dólares (R$ 5,8 milhões na cotação atual). Há cerca de duas semanas, o dirigente esteve em Lomas de Zamora, na região metropolitana de Buenos Aires, para negociar a possibilidade de contratação do atleta que defende a seleção comandada por Gustavo Quinteros.

O negócio foi costurado por Adrián Castellanos, um dos principais empresários do futebol sul-americano. O argentino levou a oferta do Atlético ao Banfield, que adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador por 1,5 milhão de dólares, com três parcelas de 500 mil dólares (R$ 1,93 milhões), junto ao Independiente Del Valle, do Equador.

Marcelo Tinelli, um popular apresentador de TV da Argentina e candidato à presidência da Associação do Futebol Argentino (AFA), foi quem financiou a aquisição do atleta por parte do Banfield.

A agremiação mineira pretende desembolsar o mesmo montante pela outra metade. A transação é uma espécie de co-propriedade. O atleta, porém, se mudaria para a Cidade do Galo em 2016. Jorge Marino, empresário responsável por agenciar a sua carreira, já negociou até salário com o clube de BH.

O Corinthians até tentou a contratação do jogador. O presidente Roberto de Andrade enviou um emissário brasileiro à Argentina para negociar a chegada de Juan Cazares. Entretanto, o Atlético está muito próximo de um acordo, o que afastou o interesse do atual campeão brasileiro.