Topo

Figo se divide entre favoritos à Bola de Ouro, mas elogia dois brasileiros

Português destacou Neymar e Douglas Costa, mas viu dupla atrás de favoritos - AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Português destacou Neymar e Douglas Costa, mas viu dupla atrás de favoritos Imagem: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

Do UOL, em São Paulo

15/12/2015 12h29

A Fifa colocou dois jogadores do Barcelona (Lionel Messi e Neymar) e um do Real Madrid (Cristiano Ronaldo) entre os finalistas da Bola de Ouro 2015. Talvez por isso o português Luis Figo, ex-jogador das duas equipes, tenha ficado em cima do muro na hora de apontar um favorito à conquista.

Para Figo, Cristiano Ronaldo será favorito se a eleição for decidida por feitos individuais. No entanto, Neymar e (principalmente) Messi lideram as apostas caso a preferência seja por um jogador que brilhou coletivamente.

“São três magníficos jogadores. Se a lógica dos troféus coletivos imperar, o troféu será para um jogador do Barcelona. Mas se quem vota optar por destacar registros individuais, como gols marcados, Ronaldo pode ganhar”, disse Figo, em declarações à agência de notícias EFE.

Em 2015, Cristiano Ronaldo somou 66 gols, considerando os feitos por Real Madrid e seleção de Portugal. Neste quesito, supera Lionel Messi (64) e Neymar (48), segundo estatísticas do jornal As.

Dos três finalistas, apenas Neymar pode conquistar o prêmio pela primeira vez. Cristiano Ronaldo já foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008, 2013 e 2014, enquanto Messi faturou em 2009, 2010, 2011 e 2012.

Apesar do favoritismo de português e argentino, Figo vê Neymar com potencial para os próximos anos. “Gosto muito de Marco Verrati (PSG), Neymar e Douglas Costa (Bayern de Munique), mas creio que Ronaldo e Messi estão um passo à frente do resto”, analisou.