Topo

Rafael Carioca traça metas altas no Atlético-MG em 2016 e inclui seleção

Rafael Carioca é um dos destaques do Atlético-MG na atual temporada - Bruno Cantini/Atlético-MG
Rafael Carioca é um dos destaques do Atlético-MG na atual temporada Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/12/2015 06h00

Rafael Carioca terminou 2015 em alta. Premiado como um dos melhores volantes do Campeonato Brasileiro nos principais prêmios do futebol nacional e observado pela comissão técnica da seleção brasileira. Apesar da boa temporada, o camisa 5 do Atlético-MG quer mais para 2016. Comprado pelo clube mineiro em julho, Rafael Carioca traça metas altas para o ano que vem.

Campeão da Copa do Brasil em 2014, o volante quer outras grandes conquistas com a camisa alvinegro. Em 2015 veio o título estadual, mas Rafael Carioca queria mais. Na opinião do volante, o time pecou em detalhes e por isso não conseguiu ir mais além na Copa Libertadores e terminou o Brasileirão na segunda colocação.

“O ano de 2015 foi muito produtivo para o Atlético, com o título estadual. E faltou detalhes para a gente conseguir conquistar a Copa Libertadores ou o Campeonato Brasileiro. Fica como aprendizado o que erramos para que 2016 seja um ano ainda melhor”, disse ao UOL Esporte.

Rafael Carioca teve um primeiro turno no Brasileiro incontestável. Mas o grande momento na temporada foi ainda na Libertadores. Ele marcou um golaço contra o Colo-Colo, do Chile, nos minutos finais e fez o Atlético avançar no torneio continental. Com uma campanha irregular o time alvinegro só esteve classificado nos últimos 11 minutos de jogo. Nos 529 minutos anteriores, pelos jogos do grupo 1, o Atlético jamais havia aparecido entre os dois primeiros colocados.

Jogador que mais acertou passes no Campeonato Brasileiro e com 89% de precisão nos desarmes, Rafael Carioca passou a ser observado por Dunga e toda a comissão técnica da seleção brasileira. Informação confirmada por Levir Culpi, então treinador do Atlético. O ex-comandante alvinegro revelou que detalhes de conversas com Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF.

“Eu já tinha falado com o Gilmar, ele me perguntou sobre o Rafael e sobre o Marcos. Até achei que um dos dois iria, mas é uma questão de tempo, se continuarem jogando assim”, contou Levir no começo de novembro.

Vestir a camisa da seleção brasileira é um dos grandes objetivos de Rafael Carioca em 2016. O volante já passou por equipes de base, mas ainda não teve a chance de ser chamado para defender a equipe principal. “A seleção é o ápice de qualquer jogador. Apenas o fato de ser lembrando me fez muito feliz. Então em 2016 eu tenho que manter a mesma regularidade e até melhorar, para que as coisas possam acontecer, como uma convocação”, completou Rafael Carioca.