Topo

Por que Leandro Damião ainda não assinou com o Inter? Dois motivos explicam

Inter e jogador já acertaram salários e tempo de contrato, mas falta assinar - Mowa Press
Inter e jogador já acertaram salários e tempo de contrato, mas falta assinar Imagem: Mowa Press

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2015 06h00

O centroavante Leandro Damião livre no mercado há nove dias, já tem salários acertados com o Internacional, mas ainda não assinou contrato para voltar ao Beira-Rio em 2016. Por que? Duas posições, bem distintas, explicam a situação e empurram a definição para o final do mês: o âmbito jurídico do negócio e a abertura da janela de transferências na Europa.

Damião tem todos os termos apalavrados com o Inter. O salário se encaixa na política de redução de custos e o vínculo previsto nas reuniões é de um ano. Mas a assinatura não veio.

A diretoria do Internacional afirma que ainda quer aguardar os próximos passos do processo que Damião move contra o Santos. O temor em Porto Alegre é que o time paulista consiga cassar a liminar deferida pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) no último dia 10.

Na sentença, o corregedor-geral do TST determinou envio imediato dos documentos para efetivar a rescisão de Damião com o Santos. O mérito da causa trabalhista, por atraso de salários e demais rendimentos, segue em julgamento em São Paulo.

“Existe um interesse no Leandro Damião, ele é uma prioridade no Internacional para 2016, mas temos de aguardar este processo jurídico se esgotar. Ou termos mais garantias”, disse Carlos Pellegrini, vice de futebol do Inter.

Para o estafe de Leandro Damião, a condição jurídica não é problema. No entendimento dos advogados do jogador, a liminar do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília não pode ser derrubada. Só que Damião também quer esperar. Não deseja assinar com o Inter agora.

O atacante aguarda a abertura da janela de transferências na Europa para ver se as sondagens se tornam concretas. Até o presente momento, um time turco e o Olympique de Marseille-FRA se mostraram interessados. Jogar fora do Brasil segue sendo um objetivo de Damião, 26 anos, e que despontou justamente no Inter – em 2011.