Topo

Atlético-MG e Cruzeiro encontram mercado estrangeiro como opção para 2016

Atlético-MG e Cruzeiro se tornaram verdadeiros importadores de craques em Belo Horizonte - Bruno Cantini / Flickr
Atlético-MG e Cruzeiro se tornaram verdadeiros importadores de craques em Belo Horizonte Imagem: Bruno Cantini / Flickr

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

19/12/2015 06h00

Atlético-MG e Cruzeiro já definiram onde buscar os seus reforços para 2016. E o futebol brasileiro se tornou uma opção secundária para os clubes, já que ambas as diretorias almejam contratações em países sul-americanos, principalmente da vizinha Argentina.

Eduardo Maluf confirmou, na quarta-feira, em entrevista coletiva na Cidade do Galo, que a diretoria se movimenta para trazer até dois gringos em 2016. O nome conhecido é de Juan Cazares. Atualmente no Banfield, da Argentina, o meia-atacante de 23 anos está nos planos da comissão técnica.

O dirigente chegou a viajar a Buenos Aires para negociar a possibilidade de contratar o jogador. Entretanto, como os direitos econômicos estão presos ao Independiente Del Valle, de seu país, as conversas passaram a acontecer com a cúpula equatoriana. Com o atleta e seu representante está tudo acertado. Ele, inclusive, já manifestou o desejo de se mudar para Belo Horizonte.

E Maluf não esconde que, até o dia 4 de janeiro, data da reapresentação alvinegra, dois gringos podem desembarcar na cidade. “Olha, já tem dois, né? Já tem dois que falam espanhol (Dátolo e Lucas Pratto). Eu acredito que, talvez, um ou dois (reforços) possam falar espanhol na reapresentação”.

No Cruzeiro, também há a possibilidade de chegada de um jogador estrangeiro para fazer companhia a Eugenio Mena, Ariel Cabral e Giorgian De Arrascaeta. A diretoria busca nomes como Sánchez Miño e Matías Pisano, que defendem Estudiantes e Independiente, respectivamente. A dupla, porém, ainda não foi confirmada.

A negociação por Sánchez Miño já está praticamente dada como certa. Na Argentina, a diretoria do Estudiantes informou à imprensa que procura outro atleta para o setor de criação. O meia-atacante pertence ao Torino, da Itália. Na viagem que fez à Europa, o diretor de futebol Thiago Scuro se reuniu com dirigentes do clube de Turim para tentar o empréstimo de um ano do atleta.

O caso de Matías Pisano é diferente. Como o Independiente, detentor de seus direitos, tem uma dívida com o Cruzeiro de 700 mil dólares (cerca de R$ 2,7 milhões na cotação atual) por causa de atrasos salariais durante o empréstimo de Ernesto Farias, em 2012, o jogador pode se mudar para a Toca da Raposa II para quitar este débito. Os mineiros ainda desembolsariam uma quantia para adquiri-lo. A informação foi confirmada pelo secretário geral do clube gringo, Hector Maldonado.