Topo

França simulará ataque terrorista em preparação para Euro-16

Stade de France foi um dos alvos do ataque terrorista em Paris em 13 de novembro de 2015 - Franck Fife/AFP
Stade de France foi um dos alvos do ataque terrorista em Paris em 13 de novembro de 2015 Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 21h38

As forças de segurança francesas simularão em meados de março um ataque terrorista a um jogo de futebol como parte da preparação do país para sediar a Eurocopa a partir de junho deste ano.

De acordo com o ministro do Interior, Bernard Cazenueve, o ataque contra uma zona de torcedores acontecerá no próximo dia 17 em Nimes, no sul da França, uma das cidades-sede do torneio europeu.

Um dia antes da simulação, o ministro se reunirá em Paris com os responsáveis de segurança e dos serviços de resgate das 16 aglomerações em que se dividiu a organização do torneio para o tema.

Recentemente, o governo francês prolongou até maio o estado de emergência nacional vigente desde os ataques terroristas do dia 13 de novembro em Paris, que deixou 130 mortos e dezenas de feridos.

Na ocasião, o Stade de France, onde acontecia França x Alemanha, foi um dos alvos dos terroristas. Eles explodiram bombas do lado de fora do estádio, mas teriam tentado entrar no jogo, tendo sido barrados pelos seguranças.

De acordo com comunicado da semana passada da UEFA, entidade que organiza a Euro, em caso de ameaça terrorista as partidas do torneio poderão ser realizadas com portões fechados ou mesmo no dia seguinte.

A Eurocopa será realizada em dez cidades-sedes entre 10 de junho e 10 de julho e reunirá as 24 melhores seleções do continente europeu. O Stade de France, aliás, receberá o jogo de abertura e a grande final.