CBF anuncia que Série D do Brasileirão terá mais 8 times em 2016
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou em comunicado oficial, nesta terça-feira (15), que a Série D do Campeonato Brasileiro terá mais oito clubes em 2016.
A medida tem "o objetivo de integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições", diz a nota. A competição terá 48 equipes buscando acesso à Série C. Serão 44 vagas divididas entre os estados, mais os quatro rebaixados da Série C em 2015 (Águia de Marabá, Madureira, Icasa e Caxias).
Para a distribuição das novas vagas, a entidade levou em consideração o Ranking Nacional das Federações. Como resultado, São Paulo terá mais dois representantes no torneio nacional, quatro no total. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará terão mais um cada.
“Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes. A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão”, explica a CBF.
Confira como ficou a divisão de vagas
4 vagas – São Paulo
3 vagas – Rio de Janeiro e Minas Gerais
2 vagas – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará
1 vaga – Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Acre, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.