Pedido de Cuca, desejo de Mattos. Como Palmeiras e Cruzeiro acertaram troca
Cuca deixou claro nos últimos dias que o elenco do Palmeiras precisava passar por uma remontagem. E ela já é uma realidade no clube. As mudanças no grupo alviverde foram iniciadas dois dias depois da queda da equipe no Campeonato Paulista e envolveu o Cruzeiro, outro time eliminado do estadual no último domingo.
O Palmeiras receberá, por empréstimo, os laterais Fabrício (que atuará como meia) e Fabiano, enquanto o meio-campista Robinho e o lateral direito Lucas irão defender o Cruzeiro nos próximos meses, sob a mesma condição.
A negociação foi idealizada pelo clube paulista e teve como mentores o diretor de futebol Alexandre Mattos e o técnico Cuca. O dirigente decidiu fazer a sondagem por Fabiano, atleta já contratado por ele mesmo no fim da sua trajetória no Cruzeiro, ao término da temporada 2014 — dias depois, Mattos acertou com o Palmeiras.
Antes de trazê-lo para o time alviverde, o diretor consultou Cuca, que escutou boas referências de Gilmar Dal Pozzo, técnico de Fabiano na Chapecoense no Brasileirão 2014, quando o atleta foi um dos destaques do time catarinense.
Fabrício foi um pedido do próprio Cuca. A ideia é usar o jogador como meia e, não, como lateral esquerdo, posição desempenhada no Cruzeiro. O atleta atuou pelo setor na base e na Portuguesa, seu primeiro clube como profissional.
O jogador, que ficará no Palmeiras até o fim de 2017, substituirá, então, Robinho, que perdeu espaço depois da chegada de Cuca e defenderá o Cruzeiro pelo mesmo período. Nos últimos sete jogos, o meia foi substituído antes dos 25 minutos do segundo tempo. Nesse cenário, Cleiton Xavier passou a ter mais chances na equipe.
O fato não impediu, por exemplo, que o clube alviverde prolongasse o contrato de Robinho no último dia 15. O meia acertou vínculo até o fim de 2019 com o Palmeiras — o primeiro se encerraria em dezembro de 2018.
Lucas, por sua vez, perdeu a vaga de titular para Jean. O lateral vestirá a camisa do Cruzeiro até dezembro, como Fabiano fará no Palmeiras. Cuca, com a troca, poderá colocar em prática uma ideia já conhecida: de utilizar um lateral mais postado, quase como um zagueiro, liberando, no caso, Egídio para o ataque.
De acordo com uma pessoa ligada à comissão técnica palmeirense, Cuca não vê com bons olhos aproveitar jogadores em poucos jogos. Para o treinador, alguns atletas do elenco podem servir outros grandes clubes em vez de apenas participar dos treinamentos no Palmeiras.
Cruzeiro não vê problemas em negociar sem técnico
A diretoria cruzeirense demitiu o técnico Deivid depois de o time ser eliminado pelo América-MG na semifinal do estadual. O fato, contudo, não se tornou uma barreira para o clube bater o martelo com o Palmeiras na noite desta terça-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.