Neymar, Ganso, Pato, "camisas 9" brasileiros. 7 motivos para ver o Espanhol
Málaga e Osasuna abrem o Campeonato Espanhol nesta sexta-feira, às 15h45 (horário de Brasília). A competição traz muitos atrativos e o UOL Esporte preparou uma lista para ajudar você a saber mais sobre os jogadores e os times participantes.
Além dos já conhecidos trios de Barcelona e Real Madrid, há um clube estreante na elite espanhola, o duelo entre os compadres Neymar e Ganso, Pato tentando se firmar, camisas 9 brasileiros e técnicos que chegaram a ser especulados na seleção argentina.
Confira os sete pontos que tornam o Campeonato Espanhol 2016/2017 imperdível:
Os melhores trios do mundo
Os três jogadores de ataque de Barcelona e Real Madrid continuam como as maiores atrações do Campeonato Espanhol. Messi, Neymar e Suárez de um lado e Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo do outro entram em campo para definir qual trinca será mais efetiva.
Na temporada passada, melhor para o Barça. Além de garantir o título, os três atacantes anotaram 90 gols juntos. O uruguaio Luis Suárez fez 40 e foi o artilheiro da competição. Lionel Messi marcou 26, contra 24 do brasileiro Neymar.
Pelo lado do Real Madrid, Cristiano Ronaldo chegou aos 35 gols em 36 partidas pelo Campeonato Espanhol 2015/2016. Karim Benzema terminou a competição com 24 e Bale foi o menos efetivo, com 19 gols marcados.
Estreia de um clube de 88 anos
Fundado em 1928, o modesto Leganés vai disputar a primeira divisão da Espanha pela primeira vez em seus 88 anos de história. Para o Nacional, o time deve contar com Luciano, atleta que está perto de ser emprestado pelo Corinthians.
Leganés também é o nome da cidade que sedia o clube. O município possui 187.227 mil habitantes e fica a quase 20 km da capital Madri.
A equipe estreia no Campeonato Espanhol como visitante e vai encarar o Celta de Vigo, na próxima segunda-feira (22), às 15h (horário de Brasília). Antes do Leganés, a competição tinha visto um estreante pela última vez na temporada 2013/2014, quando o Eibar estreou na elite espanhola após 75 anos de sua fundação.
Neymar x Ganso
Amigos e revelados juntos no Santos, o atacante Neymar e o meia Paulo Henrique Ganso vão se reencontrar no Campeonato Espanhol da atual temporada.
Neymar já é bicampeão da competição pelo Barcelona, enquanto Ganso foi recém-contratado pelo Sevilla, clube com qual tem vínculo pelas próximas cinco temporadas. É a primeira experiência do meia em um clube europeu.
O primeiro encontro dos compadres – Ganso é padrinho de Davi Lucca, filho de Neymar – já tem data marcada: 6 de novembro de 2016, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha. A volta será disputada no dia 5 de abril, no Camp Nou, em Barcelona.
Pato
Alexandre Pato foi a grande contratação do Villarreal da temporada, por apenas R$ 10 milhões. O atacante volta a Europa com aquela que pode ser sua última chance de jogar no continente em alto nível.
Pato começa a temporada como titular por conta da lesão de Roberto Soldado. O brasileiro começou jogando na partida de ida do playoff da Liga dos Campeões. Derrota do Villarreal por 2 a 1, em casa, mas com gol do atacante na sua primeira partida oficial.
O brasileiro recebeu a camisa 10 e é a esperança do Villarreal para repetir a grande campanha da temporada passada, quando ficou no quarto lugar e garantiu a vaga para a Liga dos Campeões.
Cinco na times na Champions
A temporada passada trouxe um recorde para os times espanhóis. Pela primeira vez na história, cinco times de um mesmo país disputaram a Liga dos Campeões. Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madri, Sevilla e Valencia chegaram até a fase de grupos da competição.
Isso só aconteceu porque o Sevilla venceu a Liga Europa 2014/2015 e conseguiu a vaga. Foi a primeira vez que a competição deu vaga na Champions para o campeão.
Nesta temporada, a história se repetiu. Porém, a Espanha não deve ter os cinco times na fase de grupos. Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri e Sevilla já estão garantidos, mas o Villarreal perdeu a partida de ida do playoff por 2 a 1, em casa, para o Monaco, e se complicou na competição.
Centroavantes brasileiros
Outra peculiaridade do Campeonato Espanhol é a presença de alguns centroavantes brasileiros. Uns são conhecidos como Alexandre Pato (Villarreal) e Willian José (Real Sociedad), mas há outros que a maioria do público brasileiro, provavelmente, não conhece. São os casos de Léo Baptistão (Espanyol) e Charles (Málaga).
O atacante do time catalão fez três gols em 26 partidas pelo Villarreal na temporada 2015/2016. Na pré-temporada 2016/2017, já atuando pelo Espanyol, Baptistão marcou um gol em um amistoso contra a Juventus, na Itália. O duelo terminou empatado em 2 a 2.
Charles, por sua vez, disputou 35 jogos e balançou as redes adversárias em 12 oportunidades pelo Málaga na última edição do Espanhol.
Conhecido mais do que os outros dois atacantes, principalmente pelos torcedores são-paulinos e santistas, Willian José também merece destaque após fazer gols nos poderosos Real Madrid e Barcelona na temporada 2015/2016. À época, ele defendia o Las Palmas e terminou o campeonato com nove gols marcados. Agora, jogará pela Real Sociedad.
Duelo entre técnicos queridinhos da AFA
Após ser campeão da Copa América pelo Chile em 2015 e ser especulado em vários clubes, inclusive no Flamengo, o técnico argentino Jorge Sampaoli acertou com o Sevilla por duas temporadas. Porém, mesmo depois de ser anunciado pelo clube espanhol, o nome do treinador foi especulado na seleção argentina.
O presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Armando Pérez, admitiu publicamente que gostaria de contar com Sampaoli, mas o técnico recusou por ter assinado com o Sevilla dias antes da sondagem.
Outro técnico argentino que também agrada à AFA é Diego Simeone, do Atlético de Madri. Campeão nacional, da Liga Europa e duas vezes vice-campeão da Champions, o treinador disse que a seleção argentina é um “projeto para o futuro”.
Pelo Campeonato Espanhol, Sampaoli e Simeone vão se enfrentar nos dias 23 de outubro de 2016 e 19 de março de 2017. O primeiro confronto será em Sevilha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.