CR7 perde outro pênalti, mas se redime com golaço em vitória de Portugal
Os atuais campeões europeus seguem em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2018. Neste domingo, Portugal venceu a Letônia por 4 a 1, em Algarve, com dois gols de Cristiano Ronaldo (um de pênalti, minutos antes de desperdiçar outra cobrança, e um golaço de voleio), um de William Carvalho e outro de Bruno Alves, mantendo viva a campanha no Grupo B das Eliminatórias Europeias. Zjuzins marcou para os letões.
Em suas últimas cinco cobranças, Cristiano Ronaldo desperdiçou três: a primeira por Portugal no dia 18 de junho, no 0 a 0 com a Áustria; uma perdida e outra convertida na goleada do Real Madrid por 4 a 1 sobre o Alavés no dia 29 de outubro; e as duas deste domingo. Aproveitamento irregular no segundo semestre de 2016 para um artilheiro versátil, mas especialista nas bolas paradas. Para além das penalidades e do golaço do craque, o resultado desta tarde deixa os portugueses na segunda colocação da chave com nove pontos, três a menos que a líder Suíça. Vale destacar que a primeira posição é a única que garante passagem direta para o Mundial – o segundo lugar leva à repescagem.
Enfraquecida diante dos adversários, que se equilibram no Grupo B, a Letônia vê o sonho distante para 2018: a seleção somou apenas três pontos em quatro partidas, superando apenas a equipe de Andorra que não pontuou. Matematicamente, ainda há possibilidade, já que restam seis rodadas até o fim das Eliminatórias em outubro de 2017. Agora, Portugal volta a campo apenas no dia 25 de março do ano que vem, quando recebe a Hungria; no mesmo dia, os letões visitam a Suíça.
Penaldo?
Cristiano Ronaldo até procurou outros caminhos até a meta da Letônia, como a bomba no meio do gol aos 17 minutos, mas foi de pênalti que o camisa 7 abriu o placar. Após a infração de Freimanis sobre Nani aos 27 minutos do primeiro tempo, o craque converteu a cobrança no canto direito do goleiro Vanins, que só havia sofrido um gol nos últimos 395 minutos disputados fora de casa. O letão ainda chegou a encostar na bola, mas não teve força para segurar a conclusão. Prato cheio para os críticos de Cristiano “Penaldo”, que o acusam de sustentar seus gols apenas nas cobranças de pênalti.
Nem tanto...
O português poderia ter fortalecido ainda mais a imagem de cobrador de pênaltis aos 13 minutos do segundo tempo, quando André Gomes sofreu falta dentro da área e o árbitro Bobby Madden marcou a penalidade. Cristiano Ronaldo, no entanto, finalizou na trave e perdeu a chance de ampliar o placar.
A resposta do craque
O placar final foi ainda mais elástico graças à versatilidade de Cristiano Ronaldo: aos 39 minutos do segundo tempo, no apagar das luzes, o camisa 7 aproveitou passe de Quaresma - substituto de Nani - e emendou um bonito voleio para o gol. Que estilo para confirmar o protagonismo! Para fechar a conta, Bruno Alves aproveitou cruzamento de Raphael Guerreiro para tocar de cabeça para o fundo da rede.
Mais respeito!
Engana-se quem pensa que a Letônia não deu trabalho. É certo que a primeira chance de gol foi de Portugal com finalização de João Mário, mas a seleção visitante chegou com perigo dois minutos depois, aos oito do primeiro tempo, quando Tarasovs subiu de cabeça e exigiu boa defesa à queima-roupa de Rui Patrício. Não foi à toa que os letões chegaram a empatar a partida com Zjuzins, que havia acabado de entrar no lugar do titular Ikaunieks, aos 22 da etapa complementar.
Depois da Euro...
Portugal fez boas campanhas nas últimas edições da Eurocopa: chegou às semifinais em 2000 e 2012, ficou com o vice em 2004 e conquistou o tão sonhado primeiro título em 2016, na França – a exceção foi 2008, quando caiu ainda nas quartas diante da mesma Alemanha que lhe venceu na disputa do terceiro lugar na Copa do Mundo de 2006. Sob a liderança de Cristiano Ronaldo, a seleção quer construir seu caminho até a Copa de 2018, que será disputada na Rússia. Depois de conquistar o continente, dá para sonhar com o primeiro título mundial?
Mas já?
O primeiro minuto de jogo ainda não havia transcorrido por completo quando Cristiano Ronaldo tentou um passe de calcanhar e foi visado por Gints Freimanis, que lhe aplicou um carrinho por trás. Silencioso, o camisa 7 olhou bravo para o árbitro Bobby Madden, mas o escocês não deu cartão para o letão.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 4 X 1 LETÔNIA
Data e hora: 13 de novembro de 2016, às 17h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Algarve, em Loulé/Faro (Portugal)
Árbitro: Bobby Madden (Escócia)
Auxiliares: Stuart Stevenson e David McGeachie (ambos da Escócia)
Cartões amarelos: André Gomes (Portugal); Klebs Kluskins, Maksimenko, Kaspars Gorkss (Letônia)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 27 minutos do primeiro tempo e aos 39 do segundo, William Carvalho, aos 24 do segundo, e Bruno Alves, aos 46 (Portugal); Zjuzins, aos 22 do segundo tempo (Letônia)
PORTUGAL: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Bruno Alves e Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Mário (Gelson), André Gomes (Renato Sanches), Nani (Quaresma) e Cristiano Ronaldo; André Silva
Técnico: Fernando Santos
LETÔNIA: Andris Vanins; Gints Freimanis, Jagodinskis, Kaspars Gorkss e Maksimenko; Igors Tarasovs, Laizans, Vladislavs Gabovs e Klebs Kluskins (Visnakovs); Artjoms Rudnevs ( GuGutkovski) e Ikaunieks (Zjuzins)
Técnico: Marians Pahars
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.