Clubes entram em campo pelo mundo com homenagens à Chapecoense
Do UOL, em São Paulo
30/11/2016 17h59
Assim como aconteceu na última terça-feira, clubes ao redor do mundo continuam homenageando o clube da Chapecoense, que sofreu uma das maiores tragédias da história do futebol mundial. O avião da delegação da equipe catarinense caiu enquanto voava para Medellín, na Colômbia, para a disputa da grande decisão da Copa Sul-Americana desta temporada. Ao todo, 71 pessoas morreram, sendo 19 jogadores, enquanto apenas seis sobreviveram.
Com os jogadores dos dois times perfilados no meio-campo, foi também respeitado, antes do apito inicial, um minuto de silêncio (vídeo abaixo) pelo acidente.
Outro clube que prestou homenagem à Chapecoense foi o Saint-Étienne. O clube francês, que também é alviverde, entrou em campo contra o Olympique de Marselha com o escudo da equipe catarinense estampado ao lado do seu. A partida era válida pela 15ª rodada do Campeonato Francês e aconteceu no Estádio Geoffroy Guichard.
Outro grande clube que prestou homenagem à Chapecoense foi o Manchester United. Nesta quarta, o locutor do tradicional estádio anunciou antes de a bola rolar contra o West Ham, pelas quartas de final da Copa da Liga.
"Old Trafford, na manhã de ontem (terça) a comunidade do futebol foi atingida com a notícia do avião que caiu com a equipe brasileira Chapecoense. O time jogaria a final da Copa Sul-Americana nesta noite. Tragicamente, 71 pessoas perderam suas vidas. E, nesta noite, nós lembraremos deles. Um período de silêncio começará e terminará ao apito do juiz". Na sequência, torcedores aplaudiram a atitude.
Old Trafford pays respect following Tuesday's tragic events in Colombia.@ChapecoenseReal, we are with you. https://t.co/
O Sporting, de Portugal, também praticou o minuto de silêncio antes da partida contra o Arouca, pela Copa da Liga Portuguesa. No entanto, a homenagem foi além do tradicional gesto praticado antes de a bola rolar. No Estádio José Alvalade, os torcedores do clube português levaram faixas de apoio aos jogadores da Chapecoense.
O Paris Saint-Germain, dos brasileiros Marquinhos, Maxwell, Lucas, Thiago Silva e Thiago Motta, também fez sua parte nesta quarta-feira. Além do minuto de silêncio na partida contra o Angers, válida pela 15ª rodada do Campeonato Francês, o clube estendeu uma bandeira do Brasil na área técnica, e os torcedores também levaram faixas em homenagem à Chapecoense.
Além das homenagens do clube, Edinson Cavani também fez questão de passar sua mensagem ao clube brasileiro. Na etapa final, ao marcar o segundo gol do PSG, o atacante urugaio não ligou de tomar um cartão amarelo: tirou sua camisa e, por baixo, mostrou estava com uma branca, escrito em verde "força", com a sigla da Chapecoense.
Pela Copa da Liga Inglesa, o Arsenal também deu sei jeito para homenagear a equipe catarinense. O atacante espanhol Lucas Pérez e o zagueiro brasileiro Gabriel Paulitas entraram em campo com uma faixa verde escrito: "#ForçaChape", hashtag que ganho as redes sociais após o acidente aéreo na madrugada da última terça-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.